Anúncios serão feitos em comemoração ao 1º de Maio

Segundo reportagem do Estadão Conteúdo, a presidente Dilma Rousseff (PT) deve anunciar reajuste de 9,5% para o programa social Bolsa Família e correção de 5% na tabela do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física). As medidas serão anunciadas neste domingo (01), durante uma comemoração ao Dia do Trabalho.

As propostas servem de contraponto às recém anunciadas medidas que o vice-presidente Michel Temer disse que faria em seu eventual governo. O reajuste para o Bolsa Família deve começar a valer já em junho deste ano, enquanto a correção da tabela do IRPF só deve entrar em vigor em janeiro de 2017.

A correção da tabela visa, segundo a equipe econômica do governo, dificultar a ocultação de renda de contribuintes através da criação de empresas jurídicas. Quem presta serviços de pessoa física, mas tem cadastro de pessoa jurídica, deve encontrar mais dificuldades para ocultar seus bens.

As medidas em relação ao IRPF foram discutidas e acertadas ainda no sábado (30) com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. A decisão deve passar pelo Congresso Nacional até o fim do ano. A equipe econômica diz estar trabalhando para que o reajuste tenha impacto nulo nas contas do governo.

Os impactos do Bolsa Família entretanto são mal vistos por economistas, que se preocupam com os R$ 1 bilhão previstos para o reajuste. Os rombos nas contas do governo somaram E$ 142,01 bilhões no último ano, afirmam, o que tornaria ruim produzir mais gastos. Otavio Ladeira, secretário do Tesouro Nacional, disse que não vê espaço fiscal para o reajuste do programa.