Medida está em votação na Câmara Federal

A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 241, conhecida como PEC do Teto dos Gastos, está em votação na tarde desta terça-feira (25) na Câmara Federal e divide opiniões. A oposição pede manifestações populares.

Está em análise novo requerimento de retirada de pauta da matéria, apresentado pela oposição, que obstrui os trabalhos por ser contra a limitação dos gastos temendo a queda de recursos para áreas como saúde e educação, preocupação do deputado federal José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT.

Para ele, a medida compromete por 20 anos os investimentos em serviços básicos e o maior prejudicado é o pobre. “Um desastre para o Brasil. Começamos a perceber o modelo neoliberal progressista que vem sendo implantado no Brasil gradativamente por este governo golpista”, disse.

Ciente de que o presidente da República Michel Temer (PMDB) tem maioria no Legislativo, ele diz que a oposição tem que ao menos “espernear”. Por parta da classe trabalhadora e dos sindicatos, o petista espera que haja protestos, mobilizações nas ruas de todo o país. “Temos que mostrar o desastre que (a PEC) é”. Os deputados precisam votar a PEC em segundo turno. Ela estabelece um limite para os gastos federais para os próximos 20 anos.