Depois de morte de índio, comitiva de Brasília vai a Dourados
Autoridades devem chegar as 19 horas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Autoridades devem chegar as 19 horas
O clima de tensão instalado em Caarapó, distante 273 quilômetros de Campo Grande, por causa do confronto entre índios e produtores rurais tem mobilizado autoridades e estimulado debates a nível federal. Nesta quarta-feira (15), comitiva de Brasília deve chegar em Dourados afim de conhecer de perto o problema.
De acordo com o deputado federal Zeca do PT, um dos integrantes do grupo que deve vir a Mato Grosso do Sul, a comitiva será composta pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, Padre João (PT), e os deputados Paulo Pimenta (PT), Vander Loubet (PT). Ele afirma que um avião da FAB (Força Aérea Brasileira), deve sair de Brasília por volta das 18 horas de hoje, com pouso em Dourados previsto para as 19 horas. De lá, Na quinta-feira (16) devem seguir para Caarapó.
“Vamos verificar a situação de perto e assim, ver o que pode ser feito para ajudar”, explica o petista que ainda classifica o cenário conflituoso em Caarapó como “terrível”. “Esperamos que os órgãos responsáveis tomem uma atitude para resolver essa questão e devolva o mínimo de paz para a região”, finaliza.
Cerca de 600 indígenas da etnia Guarani-Kaiowá estão, desde o último domingo (12), ocupando a fazenda Yvu em Caarapó. A área reivindicada faz parte, segundo a comunidade, do território Tey’i Juçu e fica ao lado da aldeia Tey Kue.
Em entrevista ao Jornal Midiamax, aLorivaldo Nantes, 55, membro da comunidade, afirmou que a área foi desapropriada pelo antigo SPI (Serviço de Proteção ao Índio), durante a década de 1920. “É confinamento, foi feito pelo SPI. A gente já perdeu nossos bisavós, avós, já se arrasta por muito tempo”. Ele diz que 55 mil hectares foram perdidos e estão sendo reivindicados.
Durante confronto entre índios e fazendeiros nesta terça-feira (14), Claudioni Rodrigues Souza, de 26 anos, acabou sendo morto.
*Matéria atualizada as 16h06 para acréscimo de informações.
Notícias mais lidas agora
- Polícia encontra carcaça de cachorro mutilado e 3 cães abandonados em meio às fezes em Campo Grande
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
Últimas Notícias
Rebeldes derrubam governo de Bashar al-Assad na Síria
Grupos rebeldes encerraram governo de cinco décadas da família Assad
‘Posso não convidar’? Natal e Ano Novo reacendem debate sobre romantização de mães
Afinal, filhos têm o direito de não convidar mães ou de não ceiar com elas nas festas de fim de ano? Psicóloga comenta problemática envolvendo a romantização da figura materna na sociedade sul-mato-grossense
Horário estendido de fim de ano começa nesta segunda-feira no comércio de Campo Grande
Entre os dias 9 a 23 de dezembro o comércio segue aberto até às 22h
Em campanha, Energisa renegocia dívida com até 80% de desconto em Campo Grande
Concessionária participa da campanha Nome Limpo que acontece em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.