Pular para o conteúdo
Política

DEM e PSDB querem nova eleição para presidente da Câmara

“O cargo está vago, e devemos fazer eleições"
Arquivo -

“O cargo está vago, e devemos fazer eleições”

O líder do DEM, deputado Pauderney Avelino (AM), disse que a oposição vai provocar a Mesa Diretora “para que seja declarada vaga a Presidência da Câmara”. Na avaliação do parlamentar, como o afastamento do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi declarado pelo Supremo Tribunal Federal até que seja julgada a ação penal contra ele, e isso não deve ocorrer ainda este ano, o Regimento Interno prevê que novas eleições sejam convocadas para presidente da Câmara.

“O cargo está vago, e devemos fazer eleições no prazo previsto pelo Regimento, que é de cinco sessões. Essa ação não tem prazo para ser julgada, pode inclusive ultrapassar nosso mandato e, por isso, não há como reverter esse afastamento”, disse Pauderney.

No entanto, o primeiro-secretário da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP), disse que essa possibilidade está descartada porque a decisão do Supremo pode ser revertida por questionamentos e, assim, o vice-presidente, deputado Waldir Maranhão (PR-MA), deve cumprir esse tempo de forma interina: “A Câmara inclusive vai tomar providências para questionar a decisão, o que ainda está sendo estudado”.

Acionar a CCJ

O deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) adiantou que, caso a Mesa Diretora não acate a sugestão dos partidos, eles devem acionar a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) para que decida a questão. “A Constituição e o Regimento são claros, e esse é exatamente o caso para uma eleição”, disse.

Diz o parágrafo 2º, do artigo 8, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados: “Se até 30 de novembro do segundo ano de mandato verificar-se qualquer vaga na Mesa, será ela preenchida mediante eleição, dentro de cinco sessões, observadas as disposições do artigo precedente. Ocorrida a vacância depois dessa data, a Mesa designará um dos membros titulares para responder pelo cargo”.

Já de acordo com o artigo 238 do Regimento, “as vagas, na Câmara, verificar-se-ão em virtude de: falecimento; renúncia; perda de mandato”. E o artigo 18 do documento diz que “aos vice-presidentes, segundo sua numeração ordinal, incumbe substituir o presidente em suas ausências ou impedimentos”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
operário

Operário de MS enfrenta time de MT na estreia da série A3 do Brasileirão

Vacinação contra a gripe

Com alta procura e só 2 mil doses, Sesau controla entrada em mutirão de vacinação contra a gripe 

Motociclista perde o controle da direção e morre ao bater em muro no interior de MS

Influencer de MS vence ação contra o TikTok após banimento de conta profissional

Notícias mais lidas agora

Vacinação contra a gripe

Centenas de pessoas formam filas em Campo Grande no primeiro dia da vacinação geral contra gripe

sigo mpms contrato

MP reforça pedido para Justiça suspender contrato da Sejusp com empresa do SIGO

operário

Operário de MS enfrenta time de MT na estreia da série A3 do Brasileirão

Funcionária e comparsa são presas ao tentarem fraudar compra em supermercado da Capital

Últimas Notícias

Transparência

Bonito anuncia pavimentação de ruas no Jardim das Flores

Obras de pavimentação e drenagem no Jardim das Flores terão custo máximo de R$ 1,15 milhão

Cotidiano

Com vacinação ampliada, Sesau tenta frear surto de síndromes respiratórias em Campo Grande

Campo Grande está em situação de emergência devido a superlotação das unidades de saúde e a alta de casos de SRAG

Polícia

PM atua para remover sem terras de área invadida e desbloquear rodovia na região de fronteira

A área invadida está situada às margens da MS-379

Brasil

Michelle Bolsonaro agradece pena sugerida por Fux a cabeleireira que pinchou estátua

STF condenou Débora Rodrigues a 14 anos de cadeia; o Ministro foi contra, e sugeriu 1 ano e 6 meses