Advogados do casal Olarte apelam ao STF para tentar liberdade
Os dois estão presos desde o último dia 15
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os dois estão presos desde o último dia 15
Os advogados do vice-prefeito afastado Gilmar Olarte e de sua esposa Andreia Olarte, ambos do Partido PROS, vão recorrer ao STF (Supremo Tribunal Eleitoral) para conseguir a liberdade do casal. A informação é do advogado João Carlos Veiga. Segundo ele, com a negativa do STJ (Supremo Tribunal de Justiça), eles irão recorrer ao STF.
A defesa afirmou que estão preparando os documentos. “Após o STJ ter negado o HC (Habeas Corpus), nós estamos preparando para ingressar com pedido direto no STF. É bem provável que iremos fazer isso na próxima segunda-feira (5). O judiciário é como se fosse uma escada, a gente vai subindo degrau por degrau até no último e neste caso, instância máxima”, disse Veiga.
No último dia 31, o STJ negou pedido habeas corpus ao casal. O pedido foi ingressado no último dia 21 para que ele fossem soltos, no entanto o ministro Antônio Saldanha Palheiro inferiu a solicitação.
O casal foi preso provisoriamente no dia 15 de agosto, acusados de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e associação criminosa, na manhã seguinte a defesa entrou com pedido de HC e o mesmo ministro preferiu decisão negativa.
Cinco dias depois, quando o cárcere chegaria ao prazo final, a prisão foi transformada em preventiva a pedido do MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul). Agora eles não têm previsão de saída. A ex-primeira-dama está no presídio feminino e Gilmar no presídio militar.
Também estão em cárcere Ivamil Rodrigues, corretor de Imóveis e Evandro Farinelli, que emprestava o nome para registrar os imóveis compradas pela mulher do então prefeito. De acordo com o MPE-MS a operação deflagrada tem conexão com a Adna, investigação desencadeada no ano passado, por corrupção passiva e que implicou o pastor.
Defesa
O desembargador Luis Cláudio Bonassini será o relator da denúncia ingressada pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) contra o casal Olarte. Na última segunda-feira (29) ele deu prazo de 15 dias para que a defesa de ambos apresente manifestação por escrito para que só então haja decisão sobre aceitar ou não a ação de crimes de lavagem, ocultação de bens, direitos ou valores, investigação que resultou na prisão do casal.
O MPE-MS, por sua vez, tem o mesmo período para apresentar o conteúdo integral da investigação de forma digital, com exceção das plantas e mapas dos imóveis referidos pela denúncia.
“Fluído o prazo para apresentação de resposta escrita, com ou sem a resposta, bem como após a completa transcrição das mídias por parte do Ministério Público, voltem para análise da possibilidade de recebimento ou não da denúncia e outras deliberações”, diz o despacho.
Bonassini negou pedido de segredo de Justiça, tendo em vista que a apuração está concluída e inclui entre os bens sequestrados do casal Olarte, imóvel no condomínio Vilas Damha, “sob o fundamento de que também foi adquirido com os proventos de atividades ilícitas”.
A casa é a mesma que rendeu processo a Andreia por suposta falta de pagamento. Ha algumas semanas ela quitou a dívida, fato que reforçou a decisão do desembargador. Por outro lado, foi revogado o sequestro do apartamento no condomínio Piazza Boulevard, “diante da ausência de indícios de ter sido adquirido com proventos oriundos de atividades ilícitas”.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Professora agrediu criança na mesma escola de alto padrão onde houve denúncia de estupro
- Irmãos são acusados de estupros em série e um é preso em Campo Grande: ‘Violentos’
- Mãe de criança estuprada em escola de alto padrão relata ameaças e rotina de terror: ‘Vou morrer?’
- ‘Carimbo do beijo’: Auxiliar é suspeita de estuprar crianças em escola de alto padrão de Campo Grande
Últimas Notícias
Morre aos 101 anos, Victor Colella, conhecido como ‘old speeder’
Colella viralizou na internet depois de participar do programa ‘Caught in Providence’
Mulher é denunciada por maus-tratos contra o próprio filho de 13 anos em Campo Grande
Pai do adolescente procurou a delegacia para denunciar a mulher nesta sexta-feira (1º)
Dia de Finados: confira a programação das missas nos cemitérios de Três Lagoas
Ao todo, serão seis missas, com início às 6h e encerramento às 16h30
VÍDEO: Idoso é levado para a delegacia após importunar sexualmente adolescente dentro de ônibus
Vítima e idoso foram levados para a Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.