Zeca do PT é indicado para Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara

Uma das principais pautas abordadas por Zeca junto ao ministro foi a necessidade da reforma administrativa no Incra

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma das principais pautas abordadas por Zeca junto ao ministro foi a necessidade da reforma administrativa no Incra

O deputado federal Zeca do PT (MS) participou nesta quarta-feira (11) da primeira reunião da Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados em Brasília (DF).

“Fiz esse compromisso na campanha, de que estaria nesta comissão para defenser os acampados, assentados, quilombolas e indígenas, que lutam pelo direito a terra. Vamos fazer um debate de luta para conquistar avanços na reforma agrária, na assistência técnica e no acesso de crédito para agricultura familiar”, comentou Zeca.

MDA
O deputado que também é vice-coordenador no Núcleo Agrário dos parlamentares do PT já fez algumas visitas as ministérios ligados agricultura. Em fevereiro se reuniu com o ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) Patrus Ananias para discutir mudanças necessárias para o melhor desenvolvimento dos pequenos produtores rurais do país.

Uma das principais pautas abordadas por Zeca junto ao ministro foi a necessidade da reforma administrativa no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Demanda apontada pelos próprios servidores do instituto em reuniões com o mandato.

“Hoje o Incra está esvaziado, sem funcionários para trabalhar porque não há concursos públicos. Servidores muitas vezes desmotivados por conta da falta de condições de trabalho e de valorização salarial. O Incra precisa de novos técnicos, advogados, de uma nova estrutura administrativa para que ele não morra e atenda seu objetivo, que é atender o assentados e quilombolas”, avaliou Zeca do PT.

Outro assunto tratado na reunião foi a necessidade da criação de novos assentamentos rurais.

“Os Decretos que no final do ano passado desapropriaram 22 duas áreas (58 mil hectares), ainda não são suficientes para atender os trabalhadores sem terra, que estão acampados a espera de chão para plantar, enquanto o latifúndio continua improdutivo”, pontuou o parlamentar.

A última pauta debatida com Patrus Ananias foi a possibilidade de Programa de Aceleramento ao Crescimento (PAC) específico para Agricultura Familiar, demanda histórica dos movimentos sociais que lutam por uma Reforma Agrária digna, com recursos e assistência técnica qualificada.

Foto: Assessoria de Imprensa

Legenda: Deputados João Daniel (PT), Zeca do PT e Ronaldo Lessa (PDT), na primeira reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária,Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR).

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições