Zeca do PT acompanha Comissão de Direitos Humanos em áreas indígenas em conflito

Farão parte da comitiva, o presidente da Funai, Flávio Chiarelli

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Farão parte da comitiva, o presidente da Funai, Flávio Chiarelli

O deputado federal Zeca do PT acompanha neste final de semana, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (PT-RS), na visita as áreas que estão em conflito no Mato Grosso do Sul, devido à demarcação de terras indígenas. Farão parte da comitiva, o presidente da Funai, Flávio Chiarelli, representantes de instituições ligadas aos Direitos Humanos, além de membros do Ministério Público Federal (MPF).

Para Zeca a comitiva tem a missão de retratar as precaridades vividas pelos indígenas do Estado. “É importante que a Comissão de Direitos Humanos manifeste  o conhecimento das mais precárias condições de vida dessas populações indígenas de MS, particularmente, os Guaranis Kaiowas, em que pese todo o derrame de dinheiro, que o governo federal faz aqui, por meio da Missão Evangélica Caiuá para contratação de profissionais de saúde. Saúde essa, que não chega aos indígenas, ou do dinheiro da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para compra de medicamentos, que também não chegam as mãos das diversas etnias indígenas”, avaliou.

 A liderança petista também crítica o governo federal sobre o impasse das demarcações, que penalizam ainda mais a situações das comunidades indígenas do Estado.

 “A comissão tem que perceber, que o nosso governo, governo de Dilma precisa urgentemente se reencontrar com seu papel histórico para qual foi eleito. Precisa se redimir da enorme dívida que tem com o povos indigenas de MS”, criticou o parlamentar.

 Zeca conta que irá denunciar os valores exorbitantes, que são destinados a saúde indígena, que não chegam ao destino final.

 “Vou subsidiar o MPF com dados sobre os recursos que são repassados para saúde indígena, que por falta de cuidado ou fiscalização, não são efetivados como políticas públicas para aqueles que mais precisam e merecem, que são os povos indígenas”, finalizou.

 Agenda

A Comissão de Direitos Humanos chega à Dourados(30), às 15 hs deste sábado e segue para primeira agenda, na Aldeia Guyraroká, na cidade Caarapó. No domingo, a comissão seguirá para área de retomada Taquara, na cidade de Juti e depois para outra retomada, a TI Tekohá Teyjusu, entre os municípios de Caarapó e Juti. A comitiva parlamentar encerrará suas atividades na segunda-feira (1),  área de retomada Guaiviry, em Aral Moreira.

 

 

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula