Supremo contraria MP e devolve aposentadoria vitalícia de Pedrossian

Decisão foi dada pelo ministro Dias Toffoli

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Decisão foi dada pelo ministro Dias Toffoli

Uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), assinada pelo ministro Dias Toffoli, devolveu ao ex-governador Pedro Pedrossian a pensão vitalícia que recebia por ter comandado o Executivo Mato-Grossense. O benefício havia sido suspenso depois que o Ministério Público ajuizou uma ação civil pública contra o pagamento.

Além de Pedrossian, outros 17 ex-governadores do vizinho Mato Grosso foram beneficiados com a decisão de Toffoli, que entendeu que o MPE/MT (Ministério Público do Mato Grosso) usurpou competência exclusiva do STF quanto ao chamado ‘controle constitucional’.

A defesa do ex-governador, encabeçada pelo Ernesto Borges Advogados, alegou que a pensão era ‘essencial na composição da renda do ora reclamante a fim de suprir os gastos decorrentes dos cuidados com sua saúde e de sua esposa em razão da idade’.

Os advogados também pontuaram que a EC (Emenda Constitucional) de 2003, que suspendeu o pagamento do beneficio com o mesmo valor pago aos desembargadores daquele Estado, garantia, no final do artigo 1º ‘continuidade do pagamento do referido benefício aos ex-Governadores que já houvessem adquirido o direito de gozar o benefício antes da alteração normativa’.

A decisão de Toffoli, assinada em 5 de maio de 2015, suspende a ação civil pública ‘até a conclusão do julgamento da presente reclamatória’, e determina o restabelecimento imediato do pagamento da pensão vitalícia. 

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula