Supremo abre inquérito para investigar ação de Mandetta em fraude do Gisa

STF autorizou abertura de inquérito contra deputado federal, ex-secretário municipal de saúde

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

STF autorizou abertura de inquérito contra deputado federal, ex-secretário municipal de saúde

O atual deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM) era titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), em 2009, quando o consórcio encabeçado pela Telemidia Technology venceu a licitação para implantação do Gisa. Indícios de irregularidades no processo levaram o MPF (Ministério Público Federal) a ajuizar duas ações que citam o democrata como um dos responsáveis pelas falhas.

Em um despacho assinado pelo ministro Luiz Fux, que data de 18 de fevereiro de 2015, o STF (Supremo Tribunal Federal) explica que a abertura do inquérito visa a ‘investigação instaurada para apurar fatos referidos na CPI C(Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde, no curso da qual surgiu menção ao Deputado Federal Luiz Henrique Manderra (sic), razão pela qual os autos foram remetidos a este Supremo Tribunal Federal’.

O inquérito, 3949 DF, traz como ‘assunto’ no processo ‘Crimes Previstos na Legislação Extravagante’, ‘Crimes da Lei de licitações’, ‘Crimes Praticados por Particular Contra a Administração em Geral’ e ‘Tráfico de influência’, supostas irregularidades cometidas pelo parlamentar.

Outro despacho, de 6 março, revela uma determinação do Supremo acerca da condução das investigações contra Mandetta. “(…) Encaminhem-se os autos à Polícia Federal, por 90 dias, para realização das oitivas solicitadas (…)”.

Alem de Mandetta, seu primo e ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), estão na lista de denunciados do MPF por improbidade por fraude na implantação do sistema Gisa, que custou quase R$ 10 milhões aos cofres públicos e nunca chegou a ser utilizado plenamente.

Para o Ministério Público, Nelsinho e Mandetta foram responsáveis pelas irregularidades desde o processo de licitação do sistema. O democrata chegou a ganhar uma viagem internacional da empresa vencedora do certame.

O deputado foi procurado pela reportagem para comentar o assunto, mas não retornou os contatos até o fechamento da matéria. 

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições