STF pede para juiz auxiliar ouvir Cerveró sobre delação premiada
Por Delcídio, STF precisa homolgar acordo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Por Delcídio, STF precisa homolgar acordo
O ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal) pediu a um juiz auxiliar do gabinete que atua na [área criminal para ouvir o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró antes de homologar o acordo de delação com a Procuradoria Geral da República.
Cerveró está preso no Paraná e teria fechado o acordo para contar o que sabe sobre o esquema de corrupção na Petrobras em troca de uma pena menor. Pelo fato de Cerveró ter envolvido parlamentares, como o senador Delcídio do Amaral, que foi preso na semana passada, o acordo de delação precisa ser homologado, ou seja, confirmado, pelo Supremo.
Sempre que analisa um acordo de delação, antes de validá-lo, Teori ouve o delator, para saber se o acusado foi coagido ou não a falar o que sabe, por exemplo. O ministro não avaliar o teor da delação, e sim verifica se o acordo (que prevê o que o acusado vai devolver, quanto tempo ficará preso, entre outros itens), está dentro da legalidade.
Nestor Cerveró prestou alguns depoimentos dentro da delação. Foram específicos sobre o envolvimento de Delcídio, do chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira, do advogado Edson Ribeiro, que defendia o ex-diretor, e do banqueiro André Esteves.
Os quatro foram presos depois de o filho de Cerveró, Bernardo, gravar uma conversa que apontou tentativa de manipular a delação premiada do ex-diretor, para que nem Delcidio e nem Esteves fossem citados. Em troca, a família de Cerveró receberia R$ 50 mil mensais.
Quando pediu abertura de investigação contra os quatro e as prisões, a Procuradoria também enviou para o Supremo o acordo de delação premiada de Cerveró. A expectativa, porém, é que depois de ser validado o acordo, o ex-diretor continue a contar mais detalhes sobre o esquema na Petrobras.
Notícias mais lidas agora
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
- Homem é esfaqueado várias vezes e mesmo ferido dirige até hospital de MS
- Idosa fica desacordada e duas pessoas feridas com mais de 100 picadas de abelhas na Mata do Jacinto
Últimas Notícias
Funai forma grupo técnico para avançar com estudos de terra indígena de Dourados
Comunidade Guarani-Kaiowá perdeu líder em 2023
Índice de preço dos alimentos da FAO sobe 3% em setembro
O Índice de Preços de Alimentos da FAO de setembro subiu 3% em relação ao mês anterior, marcando a maior alta na variação mensal desde março de 2022
Testemunho de fé atrai fiéis e animais de estimação para a bênção de São Francisco
Benção aos bichinhos acontece pela manhã e no período da tarde
A confissão extrajudicial na visão do Superior Tribunal de Justiça
A injustiça em qualquer parte é uma ameaça à justiça em toda parte (Martin Luther King)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.