Simone Tebet condena cortes de verbas para agências de metrologia
Senadora fez apelo ao ministro da Fazenda
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Senadora fez apelo ao ministro da Fazenda
A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) pediu ao governo que reveja os cortes feitos nos recursos destinados às agências de metrologia que fazem o trabalho do Inmetro nos Estados, verificando nos municípios se não há fraudes em pesos e medidas, e se produtos como remédios, cigarros e brinquedos não são falsificados ou contrabandeados.
Ela disse que, em Mato Grosso do Sul, o corte foi da ordem de 40% em junho e, em setembro, subiu para mais de 50%. Por isso, o governo do Estado teve que demitir pessoal, diminuir o horário de atendimento e devolver metade dos carros usados na fiscalização.
Para Simone Tebet, o governo cometeu um erro triplo ao reduzir essas verbas. Primeiro, os cortes não foram lineares. No Rio Grande do Norte, por exemplo, a redução chegou a 75%. Segundo, o dinheiro das agências de metrologia provém das multas por elas aplicadas às infrações, por isso, o governo não poderia mexer nessas verbas.
Além disso, segundo a senadora, os cortes fragilizam as agências que não mais poderão trabalhar adequadamente, aplicar as multas devidas e gerar recursos para o próprio governo, por meio do Inmetro. Por isso, ela fez um alerta e um apelo ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
“Corte apenas o que está dando errado. Corte as despesas extraordinárias, desnecessárias, mas não vamos mexer no que está dando certo. Eu vim aqui alertar o ministro da Fazenda: repense essa questão porque não dou dois ou três meses, se a situação continuar dessa forma, o meu estado vai ter dificuldade, vai pedir rescisão do contrato e, aí, como é que o Inmetro vai poder garantir a segurança, a saúde de todos os brasileiros?”, disse a senadora.
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Fortaleza faz 3 a 0 no Inter e termina como melhor mandante do Brasileirão
Equipe cearense terminou o campeonato sem perder nenhuma partida jogando em casa
Vegetti brilha e Vasco termina Brasileirão com vitória sobre o Cuiabá
Cariocas terminam o Campeonato Brasileiro na 10ª colocação e garantem vaga para a Sul-americana
Trump pede cessar-fogo imediato na Ucrânia e não descarta retirar EUA da Otan
Donald Trump pressionou neste domingo (8) o líder russo Vladimir Putin a agir para alcançar um cessar-fogo imediato com a Ucrânia, descrevendo-o como parte de seus esforços ativos como presidente eleito para acabar com a guerra
Homem é detido pela GCM por descarte irregular de resíduos na Vila Fernanda
Jovem confessou ser usuário de drogas e que teria sido contratado pelo responsável por uma obra para realizar o descarte
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.