Senadora ressalta escoamento da produção

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) apresentou um requerimento de informações questionando o Ministério da Justiça sobre a possibilidade de a empresa Rumo/ALL deixar de operar o trecho da ferrovia Corumbá (MS) a Bauru (SP). Recentemente a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovaram a fusão das empresas ALL (América Latina Logística) com a Rumo Logística que operam em concessões ferroviárias.

Simone ressaltou a importância do trecho ferroviário como eixo de escoamento da produção sul-mato-grossense, especialmente de minério de ferro, soja, celulose e etanol.

“Qualquer limitação, restrição ou falha na execução dos contratos de concessão relacionados com aquele trecho de ferrovia, colocaria o Mato Grosso do Sul na inteira dependência do transporte rodoviário, o que multiplicaria o número de caminhões em nossas estradas, elevaria os riscos de acidentes e as dificuldades na manutenção. Tal situação causaria, também, um aumento vultoso dos custos de produção, o que reduziria a competitividade do país em relação a todos os produtos que por aquela linha tenham que transitar”, argumentou Simone.

No requerimento, Simone pergunta se o CADE impôs como condicionante para a fusão das empresas a manutenção dos contratos de concessão firmados anteriormente pela ALL, e, mais especificamente, se há previsão de manutenção da exploração do trecho Corumbá, Ponta Porã, Campo Grande, Três Lagoas e Bauru (SP). Ela também questiona o plano específico de atividades e de investimentos para os próximos cinco anos e as possíveis punições em caso de descumprimento dos compromissos, quebra de contrato e degradação da malha ferroviária existente, entre outras perguntas.

De acordo com o Regimento Interno do Senado, o Ministério tem o prazo de 30 dias para enviar a resposta a requerimento de informações.