Senadora ressalta gravidade da denúncia

A senadora Simone Tebet (PMDB) considera de difícil reversão a situação do senador Delcídio do Amaral (PT) no Senado. Ontem senadores da oposição apresentaram uma representação pedindo a cassação do mandato dele no Senado.

A senadora pondera que há duas observações a se fazer no caso do senador. A primeira referente ao mérito do caso. “É muito sério. Trata-se de uma denúncia que, se provada, é muito séria”, avaliou.

Além do mérito a senadora cita como grave e que dificulta a reversão da situação, a possível quebra de decoro, que não precisa de provas, ainda que no processo contenha uma gravação do senador traçando possível fuga para Nestor Cerveró. “É de difícil reversão”, avaliou a senadora, baseada no mérito e nas conversas com colegas no Congresso.

Preso desde a quarta-feira (25), Delcídio teve dois duros golpes ontem. Primeiro a ministra do STF (Supremo Tribunal Federal), Rosa Weber, negou pedido de habeas corpus. Depois foi a vez da oposição ao PT no Senado apresentar pedido de cassação do mandato dele.

A PGR (Procuradoria-Geral da República)  solicitou a prisão de Delcídio por tentativa de atrapalhar a Operação Lava Jato. A PGR apresentou gravação onde Delcídio explica para o filho do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, como seria o plano para ele escapar da polícia e de um acordo de delação premiada com o MPF (Ministério Público Federal).

Em gravações, o senador aparece oferecendo R$ 50 mil mensais para a família de Cerveró e um plano de fuga para que ele deixasse o país pelo Paraguai em direção à Espanha. O ex-diretor está preso em Curitiba.