Servidores pedem emendas de controle social para projeto de Organizações Sociais
Regulamentação deve ser votada nesta quinta-feira
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Regulamentação deve ser votada nesta quinta-feira
Os servidores da saúde, reunidos no Sintss (Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social), solicitaram emendas ao projeto que pretende regulamentas as OS (Organizações Sociais) para gerenciar hospitais em Mato Grosso do Sul. O projeto, que deve passar por segunda votação ainda nesta quinta-feira (16), teve 12 propostas de emendas, mas o governo concordou com quatro delas, que também serão votadas nesta manhã.
As emendas tratam das garantias dos servidores que forem cedidos para as organizações; que os conselhos tenham controle social (projeto original diz apenas que o conselho tenha pessoas com notório conhecimento de saúde) e sejam controlados por auditoria de saúde já existente; que os contratos observem as competências legais dos conselhos de saúde e a quarta que a cedência do servidor não seja compulsória.
A bancada do PT vai tentar mais duas emendas, proibindo a cobrança de qualquer taxa de serviço, uma possibilidade que não consta no projeto, deixando brechas, e que as OS estabeleçam critérios rígidos para a contratação de profissionais para trabalhar, segundo informou o deputado Pedro Kemp.
Para o presidente do Sintss Alexandre Costa, o projeto será acatado pela categoria caso sejam aprovadas as emendas. “Entendemos a urgência do governo, mas só pedimos que essas adequações sejam feitas”.
A regulamentação pode implementar os modelos de OS nos hospitais de Aquidauana, Dourados, Ponta Porã e Corumbá. Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Bueno acredita que as negociações avançaram bastante. “Só queremos que as garantias dos servidores sejam garantidas, assim como o controle social”.
Para Kemp, é preciso atenção porque a regulamentação não se restringe apenas a saúde. “Assistência social, meio ambiente e agricultura familiar podem ter essas OS gerenciando as atividades, dificultando a implementação de concursos públicos”.
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Fortaleza faz 3 a 0 no Inter e termina como melhor mandante do Brasileirão
Equipe cearense terminou o campeonato sem perder nenhuma partida jogando em casa
Vegetti brilha e Vasco termina Brasileirão com vitória sobre o Cuiabá
Cariocas terminam o Campeonato Brasileiro na 10ª colocação e garantem vaga para a Sul-americana
Trump pede cessar-fogo imediato na Ucrânia e não descarta retirar EUA da Otan
Donald Trump pressionou neste domingo (8) o líder russo Vladimir Putin a agir para alcançar um cessar-fogo imediato com a Ucrânia, descrevendo-o como parte de seus esforços ativos como presidente eleito para acabar com a guerra
Homem é detido pela GCM por descarte irregular de resíduos na Vila Fernanda
Jovem confessou ser usuário de drogas e que teria sido contratado pelo responsável por uma obra para realizar o descarte
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.