Fiscais eram até motoristas e travavam arrecadação

O novo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Valdir Gomes, está empenhado em ajudar a Prefeitura de Campo Grande a sair do vermelho. Por isso, está intensificando a fiscalização em obras para arrecadar impostos que não eram cobrados por falta de empenho dos gestores.

Segundo Valdir, quando assumiu a secretaria, encontrou  15 mil processos de regularização  de construção  e pedido de habite-se parados. Somava-se a esta demanda o número reduzido de fiscais de obras, que atrapalhava ainda mais o trabalho.

O secretário disse que apenas 15 servidores faziam o trabalho de fiscalização e muitos estavam fora da função, mesmo com a Prefeitura em crise. No cargo, o novo secretário mudou o panorama e remanejou os trabalhadores.

Hoje, segundo o secretário, 120 servidores estão empenhados em fiscalizar imóveis e ajudar a Prefeitura a melhorar a arrecadação. “Hoje muitas obras estão registradas com imposto territorial e já são prediais. Infelizmente, não é por culpa dos fiscais, mas por falta de gestão”, reclamou.

A previsão do novo secretário é de que no máximo em 90 dias a secretaria consiga recuperar tudo o que está irregular por falta de empenho da própria Prefeitura. As reclamações contra o gestor da Semadur sempre foram intensas. A principal insatisfação era em relação à dificuldade para conseguir liberação de licenças, o que acaba atrapalhando, principalmente, o setor de construção civil.