Governador lançou Programa neste domingo, em

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) lançou na manhã deste domingo (29), o programa Caravana da Saúde, em Coxim, a 243 quilômetros de Campo Grande. Reinaldo explicou que o atendimento da saúde nas 11 microrregiões do Estado será reestruturado. Com relação à região norte, ele prometeu um equipamento de hemodiálise para evitar que a população tenha que se deslocar até Campo Grande.

Cerca de 170 profissionais estão envolvidos na Caravana da Saúde, que deve percorrer todas as microrregiões do Estado. O governador garantiu que serão realizadas cerca de 14.400 cirurgias de catarata em todo o Estado, para zerar a fila de espera ainda neste ano. Reinaldo disse que nos últimos anos, foram feitas cerca de 1.400 cirurgias de catarata em Mato Grosso do Sul e que se os procedimentos continuassem no mesmo ritmo, levaria 10 anos para zerar a fila.

O governador ainda informou que a região norte do Estado vai receber um aparelho para realização de hemodiálise. “Vamos trazer para cá o serviço de hemodiálise para evitar que as pessoas andem 1.800 quilômetros por semana para fazer hemodiálise”, afirmou.

Reinaldo explicou que é necessário definir o médico especialista que ficará responsável por atender a região. Somente seguindo padrões determinados, o equipamento poderá ser enviado para a região. “Mas o aparelho de tomografia já está funcionando, diferente de um que mandaram no governo passado e não funciona”, disse o tucano.

A dona de casa Francinete Borges, de 47 anos, foi de Rio Verde do Mato Grosso até Coxim para realizar uma cirurgia oftalmológica. Ela contou que foi perdendo a visão aos poucos e que neste domingo saiu da cirurgia enxergando, em  um procedimento que levou menos de 10 minutos. “Não enxergava mais nada e agora posso ver os meus filhos”, comemorou.

Caravana

 Na Caravana serão disponibilizados 14 veículos adaptados para diversos atendimentos em saúde, entre eles quatro carretas para consultas e cirurgias oftalmológicas. Na Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura serão feitos exames e consultas com especialidades em Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Glicemia, Papanicolau, Mamografia, Ultrassonografia, Odontologia, Cardiologia e Pediatria.