Receita admite falhas no sistema mas nega prorrogação de prazo do Simples Doméstico
O Simples Doméstico reúne o pagamento de todas as contribuições
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Simples Doméstico reúne o pagamento de todas as contribuições
A Receita Federal admitiu nesta terça-feira (3) falhas no sistema de cadastramento do Simples Doméstico, mas negou que haverá prorrogação no prazo limite para a regularização de patrões e empregados.
Uma falha no site da Receita Federal impediu que os empregadores emitissem a guia do recolhimento Simples Doméstico nos últimos dois dias. O prazo para que os patrões façam o registro dos empregados vai até a próxima sexta-feira (6). Quem perder o prazo terá que pagar multa.
Esse prazo é para o cadastro do trabalhador doméstico admitido até setembro deste ano. Já o cadastramento daqueles admitidos a partir de outubro continua, e deve ocorrer até um dia antes do início das atividades.
O Simples Doméstico reúne o pagamento de todas as contribuições e encargos ao trabalhador doméstico, como INSS, horas extras, FGTS, dentre outros. O cadastro deve ser feito pelo portal eSocial. Até as 17h desta terça-feira, 1,1 milhão de pessoas já haviam regularizado a situação.
De acordo com o subsecretário de fiscalização da Receita, Iágaro Jung Martins, até às 17 horas desta terça, foi emitido 13% das guias, o que equivale a 134.740 mil guias.
— Nós temos uma grande expectativa que a partir dos ajustes que foram feitos hoje as pessoas vão poder voltar para as suas casas e emitir [a guia] à noite que a gente consiga chegar próximo a 200, 250 mil guias até amanhã ao meio-dia.
Martins garantiu que até quarta-feira uma solução será encontrada e afirmou que os contribuintes não precisam se preocupar com a situação.
— Nós não vamos deixar que as pessoas fiquem sem pagar. Nós estamos solidários às pessoas que estão tendo dificuldade e nós vamos acompanhar as próximas 24 horas.
A coordenadora-geral de tecnologia e segurança da informação da Receita, Claudia Maria Andrade, explicou que caso até o final da manhã de quarta-feira (4) o sistema não seja reestabelecido, o órgão poderá fazer um contingenciamento.
— Esse plano de contingência tem mais a ver com questões de tecnologia. Eu tenho que colocar mais servidores, eu tenho que fazer uma alteração de rota de comunicação de conexão entre órgãos. Então é basicamente isso.
Cadastro
Para se cadastrar, o empregador precisa do CPF, data de nascimento e os dois últimos recibos do Imposto de Renda.
Após essa primeira etapa, o empregador deve cadastrar o empregado, com os seguintes dados: CPF, data de nascimento, país de nascimento, NIS (Número de Identificação Social), dados da carteira de trabalho, raça, escolaridade, telefone, e-mail, dados do contrato e local de trabalho.
Para conferir se não há pendências, o empregador pode acessar a Consulta de Qualificação Cadastral, presente no próprio site do eSocial.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Viajando pela América do Sul, os alemães Uwe e Kerstin curtem natureza de MS em motorhome
Casal viaja pelo Brasil e Bolívia na companhia de seus dois cachorros
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Homem é agredido com mata-leão após pedir para vizinhos abaixarem o som no São Conrado
Vizinhos relataram que a vítima teria partido para cima de um deles antes de ser agredido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.