Oposição diz estar próxima de maioria simples para abrir processante

Vereadores devem definir sobre quórum ainda nesta terça

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Vereadores devem definir sobre quórum ainda nesta terça

A oposição garante já ter “de 14 a 15” votos favoráveis à instalação de comissão processante contra o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), na Câmara Municipal. Nesta terça-feira (11), está previsto que os vereadores votem parecer sobre o quórum necessário para abertura do processo.

“Vamos continuar insistindo no quórum mínimo, entendemos que o (quórum) qualificado é necessário quando for para votar a cassação”, diz Paulo Pedra (PDT). Em outras palavras, a dúvida é sobre se, para abrir uma comissão processante, são precisos 15 ou 20 votos favoráveis entre os 29 parlamentares.

Pedra garante que a oposição “hoje já teria de 14 a 15 votos” para abrir a comissão processante, mas evita falar nomes “porque atrapalha” as costuras políticas da oposição. A dúvida sobre o quórum foi até a CCJ (Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final), onde não houve entendimento, exigindo que o tema fosse submetido ao plenário.

O pedido de abertura de comissão processante tramita na Câmara desde maio. Parecer da procuradoria jurídica da casa defende a necessidade de quórum qualificado, ou seja, 20 votos, para instalação do colegiado.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula