Pular para o conteúdo
Política

Juiz dá nova prisão temporária e Giroto e Amorim ficam presos por mais cinco dias

Os investigados estavam presos desde o dia 10 de novembro
Arquivo -

Os investigados estavam presos desde o dia 10 de novembro

 

O juiz Carlos Alberto Garcete decretou nesta sexta-feira (13) nova prisão temporária, pelo prazo de cinco dias, dos investigados , Elza Cristina Araújo dos Santos, João Alberto Krampe Amorim dos Santos, Maria Wilma Casanova Rosa, Maxwell Thomé Gomez, Rômulo Tadeu Menossi, Wilson Cabral Tavares e Wilson Roberto Mariano de Oliveira.

Os investigados que estavam presos desde o dia 10 de novembro ficariam nesta condição até este sábado (14) e seriam liberados, porém, depois de todos serem ouvidos, foi  decretado novamente as prisões. 

O Caso

O juiz Carlos Alberto Garcete já havia decretado a prisão temporária, por cinco dias, de envolvidos na Operação Lama Asfáltica, que investiga a gestão do ex-governador André Puccienelli (PMDB).  Todos eram protagonistas e ligados à secretaria de Obras do Estado.

A lista é composta pelo ex-deputado federal Edson Giroto (PR), João Alberto Krampe Amorim dos Santos, Átila Garcia Gomes Tiago de Souza, Elza Cristina Araújo dos Santos,  Maria Wilma Casanova Rosa, Maxwell Thomé Gomez, Rômulo Tadeu Menossi, Wilson Cabral Tavares e Wilson Roberto Mariano de Oliveira.

Segundo assessoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, a investigação refere-se à licitação de contrato da Proteco que tinha a obrigação de “recuperação da estrutura da faixa de rolamento da rodovia MS-228, com aplicação de revestimento primário e implantação de dispositivos de drenagens, numa extensão de 42 km – Local: Rodovia MS-228, entre Km 35,0 e Km 77,0, no município de .

O juiz entendeu que o material apresentado pelo Ministério Público justificava o pedido de prisão: “Há farta documentação a indicar, prima facie, que, possivelmente, consolidou-se uma organização criminosa com objetivo de auferir vantagens ilícitas em contratos administrativos de obras e serviços com o Estado de Mato Grosso do Sul, consistente em falsificações de medições e outras ações escusas que objetiva receber por serviços não realizados ou realizados de forma insuficiente”, ponderou.Juiz dá nova prisão temporária e Giroto e Amorim ficam presos por mais cinco dias

Garcete declarou durante  a prisão temporária dos representados, que a decisão  era fundamental para a conclusão das investigações. “A prisão temporária dos investigados é imprescindível, diante do possível direcionamento e manipulação da prova oral dos investigados, aliado à criação de óbices para a coleta de novos dados (art. 1º, I, da Lei n. 7.960/89), de modo que a medida permitirá que os representados sejam ouvidos, separadamente, acerca dos fatos, sem que tenham como combinar eventual versão e assim conseguirem mascarar a realidade dos fatos, consoante o art. 191 do CPP, além de garantir a segurança física e psicológica das testemunhas que já colaboraram, e colaborarão nas investigações”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Muitos acidentes’: Moradores cobram sinalização em avenida onde motociclista morreu

Inscrições para Bolsa Técnico 2025/2026 estão disponíveis com benefício de até R$ 3,1 mil

Intenção de consumo dos campo-grandenses sofre queda de 0,3% em abril

‘Mutirão Todos em Ação’ leva mais de 300 serviços gratuitos ao bairro Vida Nova neste sábado

Notícias mais lidas agora

Sem resposta da PGR, Zanin mantém desembargadores do TJMS e conselheiro do TCE afastados

Onça teria voltado ao local de ataque e mexido onde estava corpo do caseiro: ‘Atrás da caça’

Quais as chances do próximo papa ser brasileiro? Confira quais poderiam vencer o conclave

enem concurso

Ministra confirma segunda edição do Enem dos Concursos com previsão de 3 mil vagas

Últimas Notícias

Cotidiano

Com morte de idosa, Mato Grosso do Sul soma 32 óbitos por Covid-19 em 2025

Em 2025, MS registrou 2.518 casos confirmados da Covid-19

Mundo

Trump critica Zelensky e diz que ‘ninguém pede’ que Ucrânia reconheça a Crimeia como russa

Republicano também sugeriu que a Ucrânia deveria buscar um acordo em vez de prolongar o conflito

Esportes

Dupla de MS conquista bronze em Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia sub-19

Ana Beatriz e Danny Caputo bateram dupla do Paraná e conquistaram mais um pódio para o estado

Esportes

Com festa neon e aulão de ritbox, ‘Circuito Movimenta CG’ chega ao Jardim Noroeste nesta quinta-feira

O evento é totalmente gratuito e aberto ao público