Aparelhos foram entregues durante a

O Hospital Regional Dr. Álvaro Fontoura Silva, em , a 243 quilômetros de Campo Grande, recebeu neste domingo (29), os equipamentos hospitalares entregues pelo Programa Caravana da Saúde. De acordo com o diretor-presidente do hospital, Marcelo Arruda Ferreira, cerca de 12% dos pacientes do hospital eram levados para Campo Grande para concluir os procedimentos. Com os novos aparelhos, a expectativa é que o número de pacientes ‘exportados’ diminua.

“Agora, com a chegada desses aparelhos, esse número deve reduzir, mas isso não deve acontecer do dia para a noite. É um primeiro passo”, pontuou o diretor. A caravana trouxe para o Hospital Regional os aparelhos de ultrassom, mamografia, videolaparoscopia, tomógrafo e raios-X.

Desde quinta-feira (26), os veículos da Caravana da Saúde estão em Coxim, com cerca de 20 médicos. O objetivo é atender os moradores dos municípios da região norte do Estado, como Alcinópolis, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso. Até agora, cerca de 2 mil pessoas já agendaram consultas médicas e 100 já passaram por cirurgia.

Segundo o governo do Estado, o Programa Caravana da Saúde é uma iniciativa para diminuir numero das filas de atendimentos em saúde no Estado e reestruturar o sistema de saúde.  Ao todo, serão 11 edições que passarão por todas as microrregiões do Estado e que vai cobrir todos os 79 municípios. O objetivo é aumentar qualidade dos serviços de saúde e evitar que filas se formem nas regiões, mantendo a qualidade dos atendimentos nos municípios.