Governo estima começar terceirização de hospitais ‘o mais rápido possível’
Projeto aprovado nesta quinta será implantado inicialmente em quatro cidades
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Projeto aprovado nesta quinta será implantado inicialmente em quatro cidades
Hospitais de pelo menos quatro cidades de Mato Grosso do Sul começarão a ser administradas por OSS (Organizações Sociais de Saúde) “o mais rápido possível”, disse o secretário-adjunto de Saúde do Estado, Lívio Leite. Ele acompanhou, nesta quinta-feira (16), a aprovação, em segunda votação, de projeto de lei que permite o contrato entre o Poder Público e estas instituições.
A matéria passou com cinco emendas, todas apresentadas pela bancada do PT após pressão de servidores. Elas prevêem principalmente normas de controle sobre as OSS e garantia de direitos a trabalhadores.
Segundo Leite, o próximo passo, tão logo o projeto seja sancionado pelo governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), é lançar o edital chamando as interessadas. Depois, elas passarão por um processo de credenciamento para, por fim, fecharem contrato com o governo e assumirem a gestão de unidades hospitalares.
O secretário-adjunto não estimou prazos ou valores para o processo. A ideia é implantar o novo modelo de gestão inicialmente em hospitais de Dourados, Aquidauana, Ponta Porã e Corumbá.
Em Dourados, por exemplo, o governo estadual já arrendou parte da estrutura do Hospital São Luiz, onde pretende implantar atendimento ao público via gestão por OSS. Há outros hospitais, conforme diz Leite, “à beira de fechar as portas” e que serão incluídos no modelo aprovado nesta quinta pela Assembleia.
O secretário-adjunto, que acompanha a votação da matéria desde o início, disse ainda que a forma de prestação de contas neste tipo de contrato é “até mais rigoroso” se comparado aos feitos diretamente sobre o Poder Público. Os critérios de contratação, incluindo os valores de repasses, serão estabelecidos de acordo com a necessidade de cada unidade de saúde, continua Leite: “se as metas não forem cumpridas, o contrato será rompido”.
Notícias mais lidas agora
- Cliente tenta doar pix de Natal para funcionários de shopping mas é impedida por ‘fiscal’ em Campo Grande
- Criança de 8 anos morre em acidente após carro bater em árvore e pegar fogo na BR-262
- VÍDEO: Criminoso morre em confronto com a PM após roubo de carro em MS
- Festa de Natal acaba com homem esfaqueado no peito pela esposa após discussão em MS
Últimas Notícias
Sancionada lei que autoriza exemplar da Bíblia Sagrada em escolas de MS
Lei autorizativa prevê que Bíblia possa ser doada por pessoas físicas e jurídicas no Estado e que precisam estar em local visível e de fácil acesso de alunos, professores e demais usuários
Flagra da semana: Passarela de macacos atrás de condomínio de luxo chama atenção em Campo Grande
Vídeo chamou a atenção nas redes sociais e surpreendeu moradores que não são da região
Casa da Saúde retoma atendimentos nesta quinta-feira
A Casa da Saúde estará aberta até às 16h
Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos vítima de sepse pulmonar
Sepse foi provocada por agravamento de câncer de próstata, que retornou este ano em fase de metástase. Ator deixa um legado imensurável para a dramaturgia brasileira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.