Governo e Assembleia assinam convênio para aproximar jovens da política

Este ano serão escolhidos 24 deputados jovens
| 26/05/2015
- 01:12
Governo e Assembleia assinam convênio para aproximar jovens da política

Este ano serão escolhidos 24 deputados jovens

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o deputado Junior Mochi (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa, assinaram na tarde desta segunda-feira (25) o convênio para mais uma edição do projeto Parlamento Jovem Sul-mato-grossense, que visa aproximar os alunos das escolas públicas e privadas da realidade da política.

“Esse convênio é importante para dar continuidade ao trabalho de conhecimento e amadurecimento da juventude, fortalecendo a consciência política. É importante mudar a imagem do parlamento. As pessoas têm imagem de que eleição é dinheiro, e costumo dizer que voto não tem preço, tem conseqüência”, discursou o governador.

Desde os 16 anos como um ‘deputado jovem’, o agora estudante de direito Carlos Henrique Justino, 18 anos, chegou a representar o Estado no Senado Federal. Ele destaca que a experiência vivida no parlamento foi ‘sensacional’.

Já Letícia Castro, 16 anos, que ainda está no ensino médio, integra o parlamento jovem do Mercosul, e além da oportunidade de conhecer outras capitais pelo projeto já esteve no Uruguai e se prepara para um encontro com a presidente Dilma Rousseff (PT).

“As pessoas perguntam se eu ganho dinheiro com isso, e eu vejo muita ignorância nisso. A vida (na política) não é como a mídia apresenta. É muito difícil”, conclui ela.

Mochi afirmou que o projeto, criado em 2005, é uma forma da juventude entender a política desde seu nascedouro. “A atividade política é fundamental para a melhoria da sociedade como um todo. É um caminho para despertar lideranças em nosso Estado. Não podemos entender política apenas pelo mau exemplo de alguns”, finalizou.

As eleições para a 5ª edição do Parlamento Jovem devem ser realizadas no segundo semestre deste ano e a posse dos 24 deputados estudantes está prevista para fevereiro de 2016, com mandato de um ano. 

Veja também

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho do presidente Jair Bolsonaro (PL0, chegou em Campo...

Últimas notícias