Pular para o conteúdo
Política

Governo do Estado fará reformulação no Vale Universidade Indígena

Documento será produzido para alterar a lei
Arquivo -

Documento será produzido para alterar a lei

Diante do número baixo de vagas preenchidas pelo Programa Vale Universidade Indígena, apenas 51 de 200 oferecidas, a Superintendência de Benefícios Sociais (Suproes), ligada à Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), reunindo diversos representantes do movimento indígena, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e estudantes beneficiados pelo Programa Vale Universidade Indígena (PVUI), realizou na tarde desta quarta-feira (18), na Aldeia Urbana Marçal de Souza, na Capital, mesa redonda que pretende debater a reformulação do decreto nº. 12.896 que normatiza o PVUI.

Documento será produzido para alterar a lei, e dentre as propostas está o aumento do repasse financeiro para os estudantes indígenas. A alteração será encaminhada para análise do governador nos próximos dias. Esta é a primeira vez que o Governo do Estado discute mudanças no decreto com a comunidade indígena.

Se passar, as propostas passarão a vigorar já no próximo processo seletivo de verão. A vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto, conduziu a reunião e destacou a importância do debate que visa o fortalecimento e o acesso dos indígenas ao ensino superior. “Nós do Governo do Estado estamos trabalhando para que todas as vagas disponibilizadas durante o processo seletivo do PVUI sejam preenchidas e que esses estudantes possam permanecer com dignidade na universidade e concluam seus estudos, completando assim a verdadeira integração que queremos. O que pudermos fazer para beneficiar e apoiar os estudantes indígenas, nós faremos”, ressaltou.

Dentre os principais pontos de reformulação do decreto, conforme o líder indígena Sérgio Reginaldo, aluno da UEMS, está a possiblidade de mais de um membro da família ser beneficiário do PVUI; fim da carência exigida de dois anos de residência no Estado para o acesso ao PVUI; ampliação no atendimento beneficiando também alunos indígenas de cursos técnicos e a disponibilização de um monitor, além de um supervisor para acompanhar o estágio (que é obrigatório para os beneficiários do Vale).  Todos os acadêmicos atendidos pelo Vale Universidade Indígena são estudantes da UEMS que recebem bolsa benefício.

Decreto foi criado em 2009

Para a superintendente da Suproes, Gisele Mioto, o debate é válido e resulta também em constatação da atual direção do programa. “Nosso diagnóstico, realizado neste ano que assumimos, identificou que nos últimos anos a entrada e permanência de acadêmicos no PVUI decresceu, demonstrando que a legislação atual, criada em 2009, não corresponde à comunidade alvo do programa”, ressaltou.

Também participou do debate a pró-reitora de extensão da UEMS, professora Marcia Alvarenga, a professora de Rede de Saberes, Beatriz Landa e a subsecretária de Políticas Públicas para a População Indígena, Silvana Dias, que pontuou. “Os estudantes indígenas têm de preencher cada vez mais as cadeiras das universidades e estamos trabalhando para isso”, descreveu a subsecretária.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ministro vê sinais de que China pode regionalizar restrições a frango

VÍDEO: motociclista sofre queda ao evitar colisão em cruzamento no Nova Lima

Vasco supera Operário-PR nos pênaltis e segue vivo na Copa do Brasil

Homem é condenado a um ano em regime fechado por injúria religiosa contra colega de trabalho

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

Superlotada, Santa Casa restringe atendimento na pediatria 

São Paulo sofre com gramado ruim nos Aflitos, mas bate o Náutico e avança na Copa do Brasil

Últimas Notícias

Charge

Um senhor “motóra”!

Polícia

Onix roubado no Paraná é recuperado em na MS-295 em Tacuru

Militares faziam um bloqueio na MS-295, área rural do município

Esportes

Após derrota e empate sem gols em casa, Grêmio é eliminado da Copa do Brasil pelo CSA

Empate sem gols na Arena do Grêmio

Polícia

Com mulher e filha dentro de carro, homem joga veículo contra muro

A vítima foi socorrida com um corte na cabeça