Governo afasta João Amorim do Aquário do Pantanal e Egelte reassume a obra
Informação é do secretário de Infraestrutura de MS
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Informação é do secretário de Infraestrutura de MS
O secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, confirmou em entrevista nesta quarta-feira (22), que o governo do Estado vai acatar a sugestão do MPF (Ministério Público Federal) em Mato Grosso do Sul e suspender os contratos com a Proteco Construções Ltda, investigada na Operação Lama Asfáltica. Entre os contratos que a empresa vai perder é o da obras do Aquário do Pantanal.
No início da entrevista o secretário chegou a cogitar que decisão ainda seria estudada pela equipe jurídica, porém, alguns minutos mais tarde, reafirmou que o governo vai suspender os contratos com a construtora.
O secretário frisou que os dois contratos em execução no Aquário do Pantanal, relativos a estrutura e estacionamento, serão suspensos, mas não comentou sobre os outros contratos que envolvem a empreiteira. O Jornal Midiamax apurou no início do mês que, conforme consta no site da transparência do governo, em 2015, o Estado ainda tinha 11 contratos firmados com a Proteco Engenharia, num total de R$ 61.234.580,31. Desses, quatro ainda estão vigentes, segundo a mesma fonte, que está desatualizada.
Sobre a auditoria, o secretário diz que as orientações da Justiça não ficaram claras. “Ele faz a consideração no sentido de que a gente faça uma auditoria de todos os contratos, o que nos deixa uma dúvida se são todos os contratos da Proteco ou se são todos os contratos da gestão passada” destaca.
Uma vez suspenso o contrato com a Proteco, a empreiteira Egelte Engenharia Ltda deve assumir novamente as obras do Aquário, assim como as do estacionamento do local, que também estão sobre responsabilidade da construtora. “A Egelte será convocada para que reassuma obra, porque o contrato original é com ela. Nós temos um contrato de subempreita, uma vez suspenso esse contrato, a empresa original volta a assumir a obra”, afirma Miglioli ao acrescentar que a empreiteira ainda não foi notificada sobre o fato.
Sobre as outras empresas citadas na operação, LD e Encalso, o secretário diz que não foi feita nenhuma recomendação para os contratos também sejam suspensos. “Nós vamos acatar a orientação do Ministério Público e vamos suspender o contrato com a Proteco. As outras empresas nós não recebemos nenhuma recomendação, então nós estamos fazendo uma consulta ao juiz que está com a ação, no sentido de saber se nós podemos fazer ou não os pagamentos que nós devemos”, conclui o secretário.
Empreiteira Oficial
Em 2011 a empreiteira Egelte apresentou o menor preço no processo licitatório do Aquário Pantanal, R$ 84.749.754,23, ganhando a disputada com apenas mais uma concorrente. Na época a empreiteira deu um prazo máximo de 900 dias (2,4 anos) para conclusão da obra.
Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, ao final de 2014 a empreiteira deixou a obra e a construtora Proteco, de João Amorim, assumiu, mesmo sem licitação.
Notícias mais lidas agora
- Cliente tenta doar pix de Natal para funcionários de shopping mas é impedida por ‘fiscal’ em Campo Grande
- Criança de 8 anos morre em acidente após carro bater em árvore e pegar fogo na BR-262
- VÍDEO: Criminoso morre em confronto com a PM após roubo de carro em MS
- Festa de Natal acaba com homem esfaqueado no peito pela esposa após discussão em MS
Últimas Notícias
Inovações na indústria de entretenimento no Brasil até 2025
A 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025 da PWC registrou que até 2025, a indústria de entretenimento e mídia no Brasil deve crescer 4,7%. Algo muito relevante para o setor já que havia registrado uma queda de 3,8% em 2020 por causa das mudanças e restrições provocadas pela pandemia. A pesquisa analisou 14…
Publicações no Diário Oficial de MS passam por reajuste a partir de 1º de janeiro
Órgãos públicos permanecem isentos de cobrança, que será reajustada anualmente pelo IPCA
Gabriel teria sido assassinado por pai e filho após discussão por soltura de ‘bombas’ em Nova Andradina
A dupla fugiu em um Fiat Uno, de cor prata
Sancionada lei que autoriza exemplar da Bíblia Sagrada em escolas de MS
Lei autorizativa prevê que Bíblia possa ser doada por pessoas físicas e jurídicas no Estado e que precisam estar em local visível e de fácil acesso de alunos, professores e demais usuários
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.