Governador formaliza pedido de reunião com Dilma para debater questões indígenas

Expectativa é que encontro seja esse ano

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Expectativa é que encontro seja esse ano

Foi enviada à presidente da República, Dilma Rousseff (PT), solicitação de audiência com o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), para debater questão da indenização das terras indígenas aos fazendeiros com verba destinada ao pagamento dos juros da dívida de Mato Grosso do Sul com a União.

O montante repassado pelo Estado mensalmente é de R$ 86 milhões. Ontem, durante reunião com lideranças indígenas, foi reforçado o plano de usar o valor para comprar terras para que a União repasse aos indígenas. Inicialmente, fazendas de Antônio João, Sidrolândia e outras três regiões seriam adquiridas e, assim, seria feita a indenização dos proprietários de terras que foram demarcadas como reservas indígenas, a exemplo do que estabelece a PEC 71 (Proposta de Emenda à Constituição) da Demarcação.

“Enviamos formalmente o pedido de audiência com a presidente”, disse o governador durante agenda pública na manhã desta quinta-feira (3). A expectativa é que o encontro seja realizado ainda este ano. São 37 fazendas ocupadas em Mato Grosso do Sul, e segundo o cacique terena Chico Ramiro, da aldeia terna de Aquidauana, no total são mais de 60 fazendas em disputa.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula