Ex-Secretário de Saúde da Capital se defende de acusações anunciadas em relatório da Sesau
Ivandro Fonseca, em nota sobre o inquérito, afirmou que irá contribuir com a Justiça para reestabelecer a verdade
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ivandro Fonseca, em nota sobre o inquérito, afirmou que irá contribuir com a Justiça para reestabelecer a verdade
Investigado pelo Ministério Público Estadual, o ex-secretário de Saúde, Ivandro Fonseca, se defendeu das acusações de que teria sucateado a estrutura da pasta durante a sua gestão. Ele emitiu uma nota a respeito da abertura de um inquérito civil sobre a sua atividade no cargo, onde rebateu o parecer da Sesau (Sexcretaria Municipal de Saúde) e afirmou ter descoberto atos de improbidade de aliados políticos do seu sucessor, o médico Jamal Salém.
“Assim, centenas de sindicâncias foram protocoladas na Polícia Federal, juntamente com ofício relatando as irregularidades, em abril de 2014. Sindicâncias essas que, conforme noticiado nos veículos de comunicação, a atual gestão tentou arquivar, pois comprovavam inclusive atos de improbidade de aliados políticos do atual gestor da Saúde”, diz.
Ivandro Fonseca, que chefiou a Saúde na Administração de Alcides Bernal, é investigado por irregularidades no exercício do cargo que teriam oferecido consequências à população como insuficiência de remédios nos postos de Saúde, déficit de instrumentos de trabalho como sondas e luvas, além da suposta falta de materiais de escritório, papel higiênico ou copos de água.
“É deveras curioso que justamente na semana em que o caso Gisa tem se destacado nos noticiários, cujos problemas foram apurados e denunciados na gestão Alcides Bernal, esse tal relatório imputando ‘culpa’ a Ivandro Fonseca vem a público”, questiona Ivandro sobre a abertura do inquérito.
Na sua resposta emitida na sexta-feira (23), o ex-secretário fez questão ainda de associar as acusações sobre o seu período à frente da Saúde Municipal com o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral que irá decidir a respeito de uma possível volta de Bernal à Prefeitura.
“Também há de se considerar que se aproxima um dos julgamentos que poderá reconduzir o legítimo prefeito de nossa capital à prefeitura, fato esse que amedronta essa atual administração, tão envolta em denúncias de corrupção, má versação do dinheiro público e improbidades”, provoca.
Entre os problemas apontados no levantamento feito pela atual administração da Sesau, que tem como titular o médico Jamal Mohamed Salem, o antecessor é acusado de ter sido responsável pela situação depreciativa das ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e também a falta de capacitação continuada dos servidores, que conforme aponta o relatório estariam desmotivados. Além disso, a auditoria denuncia que equipamentos de análise de raio-X e ultrassom estariam quebrados desde o período que Ivandro deixou o cargo.
“Fonseca ressalta que assumiu a Secretaria de Saúde em janeiro de 2013 em meio à maior epidemia de dengue que a nossa capital já passou, agravada pelos inúmeros problemas deixados pela gestão anterior, como o cancelamento das licitações para a compra de medicamentos, sucateamento da saúde pública e desmotivação dos profissionais de saúde. Ao assumir, foi feito um diagnóstico da saúde e vários procedimentos administrativos foram instaurados para apurar as responsabilidades sobre o verdadeiro caos que se encontrava a nossa Saúde”, explica a nota citando o ‘modus operandi’ que a última gestão da Saúde adotou.
O Midiamax acompanha as investigações.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.