Estado empossa novos membros da Comissão Intersetorial de Medidas Socioeducativas
A Superintendência em 2008
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Superintendência em 2008
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, o adjunto Helton Fonseca Bernardes e a titular da Superintendência de Assistência Socioeducativa, Carmem Ligia Loureiro Carmelo, empossaram nesta sexta-feira (6), os novos membros da Comissão Intersetorial de Acompanhamento do Sistema Educacional de Medidas Socioeducativas Privadas de Liberdade e de Semiliberdade de Mato Grosso do Sul.
Representando entidades governamentais e órgãos colegiados, os integrantes empossados hoje em solenidade realizada no auditório da Governadoria, no Parque dos Poderes em Campo Grande, permanecem na Comissão até 2018, com a missão de aprimorar as políticas socioeducativas em Mato Grosso do Sul.
Discursando na solenidade de posse, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública destacou que dentre outras, a missão da Comissão Intersetorial é estabelecer uma interface direta com a sociedade. “A questão dos adolescentes em conflitos com as leis não é só da Sejusp, da Superintendência de Assistência Socioeducativa ou dos socioeducadores, mas também a sociedade que tem papel fundamental neste processo de reeducação e reinserção social desses jovens”, destacou Sílvio Maluf.
“A posse dessa Comissão é muito importante, porque mostra a preocupação do Governo com as medidas socioeducativas aqui no Estado, e acreditamos que a partir desta posse, podemos articulados fazer um trabalho melhor para os adolescentes em conflitos com as leis”, disse a superintendente da SAS, Carmem Ligia.
Empossada como membro da Comissão Intersetorial, a vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vera Lúcia Silva Ramos lembrou que a socioeducação não é um papel apenas da segurança pública. “Essa raiz é bem mais profunda e complexa do que aparenta, enquanto fazemos a política intersetorial à luz do direito da criança e do adolescente, temos a árdua missão de trabalhar na reeducação dos adolescentes em conflitos com as leis e também de nos avaliar, analisar se estamos no caminho certo”, pontuou.
Presidida pelo secretário Sílvio Maluf, a Comissão Intersetorial de Acompanhamento do Sistema Educacional de Medidas Socioeducativas é composta também pela Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para a Mulher, representada pela subsecretária Luciana Azambuja Roca, a Delegacia Especializada de Atendimento a Infância e a Juventude, representada pela delegada titular Rozeman Geise Rodrigues de Paula, o Corpo de Bombeiros, representado pelo major Francisco Alves Ramiro e a Polícia Militar, representada pelo comandante do Comando de Policiamento Metropolitano, coronel Francisco Assis Ovelar.
Sobre a SAS
A Superintendência de Assistência Socioeducativa foi criada pelo Governo do Estado em 2008, com o objetivo de executar medidas privativas de liberdade, aos adolescentes em conflito com a Lei. Hoje existem 10 UNEI’s (Unidades Educacionais de Internação), nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas, Dourados e Ponta Porá, que contam com 250 internos.
Além de aplicar as medidas sócioeducativas a SAS, bem como a Sejusp desenvolvem trabalhos de reinserção dos jovens, através da educação escolar e qualificação. Bem como, realiza um acompanhamento dos adolescentes.
Notícias mais lidas agora
- Horário eleitoral do 2º turno começa hoje; confira como ficou a grade de exibições em MS
- Mergulhador é contratado para furtar peixes de empresa avaliados em mais de R$ 1 milhão em MS
- Mulher é esfaqueada no tórax pelo marido e encontrada ensanguentada em frente de casa em MS
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
Últimas Notícias
Dorival convoca Matheus Pereira para vaga de Paquetá no duelo da seleção com o Peru
Meia do Cruzeiro é um dos destaques do Brasileirão 2024
No início da tarde do Feriado da Divisão, chuvas se deslocam para região leste do Estado
Maior parte das precipitações se concentram nos municípios de Santa Rita do Pardo e Nova Andradina
Returno do Estadual da Série B começa no domingo com jogos em Itaporã e Campo Grande
Comercial recebe o Naviraiense no Estádio Jacques da Luz, enquanto o Sete de Setembro desafia o Águia Negra no Estádio Chavinha
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.