Em apresentação à CPI das Contas Públicas, Emha revela que terá aumento em folha

Valor deve superar média dos últimos quatro anos

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Valor deve superar média dos últimos quatro anos

O diretor-presidente da Emha ( Empresa Municipal de Habitação), Enéas José de Carvalho Netto, foi o 10º representante do alto escalão da Prefeitura de Campo Grande a ser ouvido na CPI das Contas Públicas da Câmara dos Vereadores, nesta terça-feira (18). Durante apresentação da pasta, foi revelado que o valor da folha de pagamento de 2015 deve superar a média dos últimos quatro anos.

Antes do início da oitiva, Enéas adiantou que sua pasta é enxuta, com apenas três comissionados puros em cargos de chefia, ou seja, que não faziam parte da equipe da Emha antes de assumir o cargo. “Nós estamos com um quadro bastante enxuto, visto que esta gestão da Emha privilegiou os funcionários de carreira. Os comissionados puros, que assumem cargo de chefia, de divisão ou de diretoria, são apenas três. O restante são funcionários de carreira da própria Prefeitura, técnicos gabaritados para poder executar o trabalho da Agência”, afirmou.

Durante a apresentação, o diretor-presidente mostrou que no último balanço da Agência, em junho de 2015, a Emha possuía 91 funcionários, sendo 27 comissionados, 50 efetivos, 23 servidores com função de confiança, 4 funcionários cedidos, 3 estagiários e 7 mirins. Em dezembro de 2014 eram 99 funcionários e em dezembro de 2013 eram 177.

Porém, os cortes mais significativos foram nas folhas de menor valor, como estagiários e mirins, que no total, passaram de 18 em 2014, para 10 em 2015. Já os comissionados subiram de 24 no ano anterior, para 27 neste ano.

O valor total da folha de pagamentos da Agência já está em R$ 2.015.405,26 até junho deste ano. No valor total de 2014, a folha de pagamento fechou em R$ 3.866.566,15 e em 2013 o valor gasto com funcionários foi de R$ 2.515.422,17. Numa conta simples, dobrando o valor gasto no primeiro semestre deste ano, até o fechamento de 2015 o valor de pagamento da pasta deve passar de R$ 4 milhões, superando a média gastas nos últimos quatro anos.

O diretor-presidente ainda entregou um relatório completado, com os gastos de sua pasta nos últimos anos, de forma detalhada. Os vereadores responsáveis pela CPI, Eduardo Romero (PT do B) e Thaís Helena (PT) fizeram algumas indagações sobre o quadro de funcionários, que segundo eles, não esta sendo compatível com o apresentados pela Semad (Secretaria de Administração). O presidente se comprometeu a fazer uma analise mais minucio ciosa da situação envia-la a comissão posteriormente.

A Comissão tem como objetivo investigar se o aumento de 40,34% na folha de pessoal da Prefeitura ocorreu por aumentos salariais praticados pelas gestões anteriores ou devido à nomeação de comissionados por parte do atual prefeito Gilmar Olarte.

Criada no dia 5 de maio, a CPI tem como presidente Eduardo Romero (PT do B), vice-presidente Paulo Pedra (PDT), relator Airton Saraiva (DEM) e como membros Vanderlei Cabeludo (PMDB) e Thaís Helena (PT).

Ouvidos:

Já passaram por oitiva os secretários de saúde Jamal Salem; Administração, Wilson do Prado; o diretor-presidente da Funsat, Cícero Ávila, interino de educação Wilson do Prado e diretor-presidente da Funesp, José Eduardo Amâncio da Mota, o Madrugada , a titular da Secretaria de Assistência Social, Janete Belini D’Oliveira e a diretora-presidente da Agetran, Elizabeth Félix; da Semadur, Valdir Gomes e da Secretaria da Mulher, Liz Derzi.

Até o momento, mais de 200 mil páginas de documentos passam por análise. O período de investigação é a partir de 2011.

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