Dois senadores de MS estão entre os cinco mais assíduos do Congresso
Moka e Delcídio frequentaram todas as sessões deliberativas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Moka e Delcídio frequentaram todas as sessões deliberativas
Os senadores sul-mato-grossenses Waldemir Moka (PMDB) e Delcídio do Amaral (PT) estão entre os cinco parlamentares que compareceram a todas as sessões deliberativas do Senado, segundo levantamento feito pelo site político Congresso em Foco. Embora os 81 parlamentares sejam obrigados a participar, sob pena falta, somente cinco deles teve tal assiduidade no primeiro semestre.
Flexa Ribeiro (PSDB/PA), José Antônio Reguffe (PDT/DF) e Romário (PSB/RJ) também foram a todas as sessões de fevereiro a junho. A ‘novata’ Simone Tebet (PMDB) foi a única da bancada de Mato Grosso do Sul a não marcar presença nas deliberativas em sua totalidade.
O levantamento foi feito com base nos dados oficiais do Senado e aponta diminuição do número de ausência dos senadores. A média de faltas dos é a menor dos últimos três anos, considerando apenas o primeiro semestre de 2013 e 2014.
O número de ausências dos parlamentares sofreu uma redução de 35% de 2013 até hoje. Coincidentemente, foram realizadas 50 sessões deliberativas no primeiro semestre de 2014 e 2015. No ano passado, os senadores acumularam quase 660 faltas, enquanto neste ano o número não chega a 500.
Delcídio, que atualmente ocupa função de líder da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), na Casa de Leis, atribui o avanço aos projetos as área fiscal encaminhados pelo governo Federal. Além disso, a crise econômica e política redobrou atenção por parte de todos os políticos brasileiros.
Moka concorda com o colega de bancada e acrescenta que a agenda do Congresso foi positiva justamente por cuidar de assuntos polêmicos. Para o cientista político Leonardo Barreto, os parlamentares faltosos representam prejuízo aos cofres públicos, pois muitos projetos de lei deixam de ser relatados e até votados em algumas circunstâncias. Segundo ele, a assiduidade é o primeiro indicador do nível de seriedade do deputado em relação ao seu mandato.
Notícias mais lidas agora
- Cliente tenta doar pix de Natal para funcionários de shopping mas é impedida por ‘fiscal’ em Campo Grande
- Criança de 8 anos morre em acidente após carro bater em árvore e pegar fogo na BR-262
- VÍDEO: Criminoso morre em confronto com a PM após roubo de carro em MS
- Festa de Natal acaba com homem esfaqueado no peito pela esposa após discussão em MS
Últimas Notícias
Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
Além dos modelos, há o rito para encontrar a cor que idealiza as expectativas para o Réveillon
Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Criança chegou a ser socorrida, mas não resistiu
Chuva dá trégua em algumas cidades do Estado, mas alertas continuam até sexta-feira
Apesar de alerta de chuva, temperatura pode chegar a 32°C nesta quinta-feira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.