Da visita ao Paraguai Reinaldo volta com avanços para Integração na Fronteira
Pauta de cinco itens acertada com o Presidente do Paraguai registra avanço na relação com país vizinho
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pauta de cinco itens acertada com o Presidente do Paraguai registra avanço na relação com país vizinho
Uma viagem com propósito definido levou o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, ao Paraguai, onde se encontrou com o presidente Horácio Cartes, e o embaixador brasileiro na nação, José Felicio. O intuito da visita foi pactuar ações conjuntas entre o Estado e o país vizinho, para a integração na fronteira, além de outras questões como a Rota Bioceânica e um tratado para a construção de uma ponte sobre o Rio Paraguai que ligue Porto Murtinho a cidade de Capitán Carmelo Peralta, do lado paraguaio.
“Houve o compromisso do presidente Cartes na construção da rodovia que irá ligar (Capitán) Carmelo Peralta a Mariscal Estigarribia, que já e quase na divisa com a Argentina, um passo importante no avanço da tão sonhada Rota Bioceânica. Também foi assinado um tratado para a construção de um ponte entre os dois países a partir de Porto Murtinho”, declarou o governador ao sair de um evento na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), onde foi designado a ser o novo presidente de honra do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.
Reinaldo ainda garantiu, que sua viagem oficial ao Paraguai, deve surtir efeitos na integração de Políticas Sanitárias, entre o Estado e o país vizinho. De acordo com o governador, o trabalho conjunto de vacinação nas duas regiões foi proposto, assim como o monitoramento ostensivo de vigilância animal e vegetal para se ter produtos de qualidade e segurança na comercialização feita na fronteira e próxima a ela.
“Na pauta de cinco itens também decidimos sobre o comprometimento quanto ao aprofundamento do calado do Rio Paraguai em dois trechos do lado de lá, assim como a integração econômica na fronteira que seja capaz de gerar renda e emprego na região, que com isso possa se desenvolver”, explicou Reinaldo, ainda no evento que foi homenageado, cerimônia que foi conferida pelo Diretor do Midiamax, Carlos Naegele, acompanhado da advogada Tatiana Ujacow.
Da sede da Famasul, o governador seguiu ainda na noite da sexta-feira (27) para o Palácio Polular da Cultura, onde compôs a Mesa de Autoridades na palestra da ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, programada dentro do Congresso Pantheon Jurídico. A magistrada falou aos presentes sobre o avanço dos Direitos Fundamentais no Brasil, como ferramenta para o progresso do País, a partir dos preceitos difundidos na Constituição promulgada em 1988.
“A constituição do Brasil não é certinha, até porque o Brasil não é um País certinho. Se tomarmos a Alemanha ou a Suiça ou Luxemburgo como exemplo teremos qualquer um da população vivendo o mesmo momento social, coisa que não acontece aqui. No Brasil em um mesmo dia teremos uma pessoa que precisa ir a pé cruzar distâncias enormes para conseguir um tratamento médico, enquanto outro brasileiro, de outra cidade, como São Paulo, por exemplo, pode estar indo de helicóptero para o trabalho. Isso é o Brasil, com sua gama de diferenças com tempos civilizatórios diferentes. Temos que pensar o Brasil e encarar soluções para ele a partir desse conhecimento. Sendo respeitados os direitos à cidadania e à dignidade humana, além de principalmente o artigo 5º podemos criar uma democracia exemplar”, citou a ministra no evento.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.