Comissão da Câmara dos Deputados aprova zonas francas em cidades de MS

Matéria segue para análise de outras três comissões

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Matéria segue para análise de outras três comissões

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou na quarta-feira (6) proposta que cria zonas francas nos municípios de Corumbá e Ponta Porã, distante 444 e 346 quilômetros, respectivamente. O Projeto de Lei 533/2015 foi aprovado com emendas e agora segue para análise de outras comissões.

De acordo com o texto, além de armas e munições, ficam isentos do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) o fumo, as bebidas alcoólicas, automóveis de passageiros e produtos de perfumaria, preparados e preparações cosméticas, ressalvados os que forem para consumo interno nas áreas de livre comércio, ou se produzidos com matérias-primas da fauna e flora da região.

O texto, de autoria do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT), assegura também que a isenção ocorrerá exclusivamente aos produtos elaborados por estabelecimentos industriais, cujos projetos tenham sido aprovados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus. O objetivo, ainda, segundo Dagoberto, é promover o desenvolvimento das regiões de fronteira e melhorar as relações entre os países vizinhos de Mato Grosso do Sul.

Neste caso, as mercadorias estrangeiras e nacionais que serão enviadas às zonas francas serão obrigatoriamente destinas às empresas autorizadas a operar nestas áreas. Caberá, segundo prevê o projeto, ao executivo a demarcação de áreas, excluindo as reservas indígenas, e regulamentação da aplicação dos regimes aduaneiros especiais para as mercadorias estrangeiras.

O Banco Central, conforme detalha o texto, normatizará os procedimentos cambiais aplicáveis às operações das áreas, como forma também de criar mecanismos que favoreçam seu comércio exterior. Aprovada pela Comissão de Integração Nacional, a matéria será ainda analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições