Azambuja reunirá todos os deputados para ratear cargos da Assembleia
Azambuja quer consenso entre os 24 deputados na divisão de cargos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Azambuja quer consenso entre os 24 deputados na divisão de cargos
Está marcada para a próxima segunda-feira (26) uma reunião do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) com todos os deputados estaduais eleitos em outubro. A intenção é estabelecer um consenso, definindo quem ficará com que cargo na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
“Quem tiver suas armas, que apresente”, brincou o deputado Paulo Corrêa (PR). O deputado explica que a reunião tem por objetivo buscar um consenso, para que evite um desgaste entre deputados da próxima legislatura.
Paulo Corrêa é um dos que desejam a primeira secretaria, mas pondera que não é radical a ponto de dizer que vai para a disputa a qualquer custo. “Posso abrir mão em prol de um consenso. Se tiver alguém com mais votos, recuo sem problema”, justificou.
A reunião terá como protagonistas os deputados Zé Teixeira (DEM) e Junior Mochi (PMDB), que disputam a presidência. Zé Teixeira é candidato mais próximo a Azambuja, mas Mochi conseguiu um grupo maior de deputados, principalmente depois que o quarteto do PT declarou apoio a ele.
O PMDB alega que tem votos para eleger o presidente, mas também não arrisca dizer que vai para o enfrentamento, visto que ainda teme a força do governo. Por outro lado, Azambuja também não demonstra abertamente que vai para briga com o PMDB. Um confronto poderia trazer desgaste para o governador, que por enquanto tem pouca gente na oposição.
A vantagem do PMDB está no perfil de Mochi. Ele tem um estilo mais conciliador do que de Zé Teixeira, sempre envolvido em polêmicas, por exemplo, com a questão indígena. Todavia, Zé Teixeira tem como vantagem o fato de ser muito ligado a Azambuja e ter concordado, por exemplo, em abrir mão de ser o candidato a vice para garantir Rose Modesto (PSDB).
Uma das propostas para a reunião, a ser apresentada pelo PT, é redistribuir as funções dos cargos principais, dividindo, por exemplo, algumas atribuições entre primeira e segunda secretaria, que deve ficar com o próprio PT.
A primeira secretaria é responsável por ordenar despesa na Casa e cuidar de toda a parte administrativa. Já ao presidente cabe a questão mais formal, de relação com os Poderes e principalmente com o governador, definindo a ordem de votação de projetos, principalmente de interesse do governo.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Tobias descobre que Luís comprará fazenda para morar com Zuca: Resumo Cabocla, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.