Assembleia abre CPI para apurar diferença nos preços de combustíveis

Falta, agora, publicação do ato no Diário Oficial

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Falta, agora, publicação do ato no Diário Oficial

Para investigar suposta formação de cartel e investigar a diferença de preços praticados por distribuidoras de combustível, será aberta a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Combustíveis, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Esta já é quarta comissão aberta neste ano na Casa de Leis.

Nesta quarta-feira (28), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB), recebeu o requerimento com o pedido de abertura, proposto pelo deputado Barbosinha (PSB), e acatou o documento, pedindo a criação do ato constitutivo e posterior publicação no Diário Oficial. O requerimento teve assinatura de 21 dos 24 deputados estaduais.

Segundo Barbosinha, o pedido de abertura da comissão se baseia em quatro ‘fatos determinados’, requisito básico para criação de uma CPI. Basicamente, será investigada a margem excessiva de lucro dos postos e distribuidoras e a diferença de preço praticado na Capital e interior pelo etanol, gasolina e diesel.

Além disso, será apurada a ‘grande e injustificada’ discrepância nas margens de lucros existentes entre as distribuidoras, denúncia de suposta formação de cartel em alguns municípios do Estado e formação de dumping em Campo Grande.

Ontem, quando começaram a ser recolhidas assinaturas, Barbosinha ressaltou que tinha elementos suficientes para abertura e que a CPI servirá para obter documentos protegidos pelo sigilo fiscal. O pedido do grupo é resultado da audiência pública, realizada em setembro, sobre o assunto. Segundo o parlamentar, ficou constatada divergências nos preços praticados pelas distribuidoras e postos de combustíveis.

A formação da CPI depende, agora, da publicação do ato constitutivo no Diário Oficial da Assembleia Legislativa. Depois disso, as bancadas dos partidos indicarão seus respectivos membros e, posteriormente, será definida a presidência, vice-presidência e relatoria.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições