‘A ferrovia de MS tem viabilidade econômica e não será encerrada’, afirma Zeca do PT
Zeca do PT participou de uma reunião com governador
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Zeca do PT participou de uma reunião com governador
Nesta segunda-feira (14), o deputado federal Zeca do PT participou de uma reunião com governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para tratar a recuperação da malha ferroviária de Mato Grosso do Sul. Na ocasião foi apresentado o estudo de viabilidade econômica da estrada de ferro que corta o Estado.
Também estiveram presentes especialistas da área de logística, os demais membros da bancada federal, representantes da concessionárias de ferrovias Rumo ALL, Ferroviária Oriental da Bolívia, Ferrovia Tereza Cristina e da Transfesa e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
De acordo com o deputado, o estudo apresentado foi animador. “A apresentação dos dados da viabilidade do trecho operado pela pela Rumo/ALL foi positivo. Isso mostra, que eles estão indo contra o senso comum, que perdurou por anos, quando diziam que a nossa ferrovia era anti-econômica, dava prejuízos. O projeto foi apresentado com prazos de investimentos para cada trecho Campo – Corumbá, Campo Grande – Ribas do Rio Pardo e Ribas a Três Lagoas. Nosso papel agora é ir para Brasília ajudar para ele seja concretizado”, avaliou Zeca do PT.
Demissões
Outro assunto debatido foram as demissões que ocorreram nos últimos meses no Estado e a perseguição aos sindicalistas. “Expomos a denúncia do sindicato dos ferroviários de Mato Grosso do Sul e Bauru, que afirmou que estavam havendo demissões e o encerramento de atividades em unidades no Estado, além da perseguição contra diretores do sindicato. Ficou acordado que será realizada uma reunião entre os representantes dos ferroviários e os da Rumo/ALL para colocar um fim nessa situação”, afirmou Zeca do PT.
Viabilidade
“O risco de encerramento da ferrovia foi descartado, foi feito todo um estudo do governo estadual junto com a Rumo ALL que resultou num conjunto de compromissos. Nós vamos ter um projeto para reativação da malha oeste da ferrovia. Mato Grosso do Sul tem volume de carga suficiente para viabilizá-la e agora temos que sentar com o setor produtivo e mostrar que com a tarifa (do setor) é possível transportar pela ferrovia”, pontuou Jaime Verruck, titular da Semade (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico).
O estudo aponta que o para que o plano seja colocado em prática, o aporte financeiro necessário será da ordem de R$ 1,9 bilhão. A elaboração do material apresentado nesta reunião contou com o respaldo do ILOS – Instituto de Logística e Supply Chain, empresa especializada em estudos logísticos, cujos técnicos analisaram a demanda do potencial de transporte ferroviário da região, avaliando a produção e o consumo no Estado do Mato Grosso do Sul.
“Existe um primeiro salto de volume com nível de investimento e serviço adequado para a demanda, mas ainda precisamos de pontos importantes que dependem de ações em conjunto do grupo, do Governo Federal, da agência reguladora, do BNDES e do Governo do Estado para garantir a viabilidade da ferrovia. Com a união de todas as forças vamos atingir esse objetivo”, avaliou Daniel Rossi, responsável pelas Relações Institucionais da Rumo All.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.