O governador de Mato Grosso do Sul, (PMDB), garante que está 20% mais pobre do que quando ingressou na carreira pública, em meados dos anos 80. “Não sou bilionário, mas sou milionário desde que entrei na política”, comentou na manhã desta quarta-feira (9), quando questionado sobre o que fará da vida após concluir seu atual mandato.

Puccinelli quer tirar um mês de férias e depois se dedicar à implantação de um instituto. A organização, segundo ele, terá o objetivo de apoiar estudantes da rede pública com potencial a continuarem os estudos.

A ideia é que o projeto seja implantado com recursos próprios. “Depois tem que ser autossustentável. Não dá pra ajudar todo mundo”, prevê o governador, dizendo que o formato de instituto foi escolhido por ser mais “autônomo e ágil”, e que seu patrimônio foi reduzido em 20% durante sua vida pública.

No entanto, conforme as declarações feitas por Puccinelli à Justiça Eleitoral, ele teve evolução patrimonial entre 1997, quando venceu as eleições a prefeito de Campo Grande, e 2010, quando disputou e venceu para assumir seu segundo mandato na Governadoria.

Semana passada, o governador anunciou sua permanência no cargo, em detrimento do projeto do PMDB de lançá-lo candidato ao Senado. Ao que indica, este será o último mandato eletivo de Puccinelli, que já foi deputado estadual por duas vezes, deputado federal, prefeito de Campo Grande por oito anos, mesmo tempo que ficará no governo estadual.