Juiz considera provas nulas e mantém mandato de vereador cassado por compra de votos
O juiz federal Heraldo Garcia Vitta, membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS ), considerou nulas as provas e acolheu uma preliminar para julgar improcedente a ação contra o vereador eleito de Bonito Amir Peres Trindade (PDT), que chegou a ter o mandato cassado por captação ilícita de sufrágio (compra de votos). A decisão, mantendo o parlamentar […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O juiz federal Heraldo Garcia Vitta, membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS ), considerou nulas as provas e acolheu uma preliminar para julgar improcedente a ação contra o vereador eleito de Bonito Amir Peres Trindade (PDT), que chegou a ter o mandato cassado por captação ilícita de sufrágio (compra de votos). A decisão, mantendo o parlamentar no cargo, foi publicada nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial da Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul.
Além de ter o mandato cassado, Trindade, mais conhecido como “João Ligeiro”, havia sido condenado a pagamento de multa e ficado inelegível. O vereador teve contra si um procedimento instaurado inicialmente para apurar eventual crime de concussão. Na quebra do sigilo telefônico (interceptação telefônica), deferida por um juiz eleitoral, foi apurada a prática da captação ilícita de sufrágio, mas sem haver autorização judicial para compartilhamento do material.
No recurso, o vereador argumentou que faltaram “provas robustas e cabais a ensejarem a cassação, pois as únicas provas produzidas pela acusação foram as gravações obtidas em processo alheio, de cujos depoimentos sobressaíram os testemunhais em juízo, nos quais ficou demonstrada a inexistência de certeza e firmeza do propósito de obtenção de voto via corrupção do eleitor”.
A Procuradoria Regional Eleitoral manifestou-se pelo acolhimento da preliminar, improcedência da ação e nulidade de todas as provas. O juiz Heraldo Garcia Vitta entendeu que a PRE deu um parecer adequado e esgotou devidamente o tema, não merecendo qualquer reparo ou acréscimo.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.