Bernal mantém guerra com vereadores e veta quatro projetos da oposição
O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), não dá nenhuma trégua com o Legislativo e veta quatro projetos de lei de vereadores da oposição, conforme publicado no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), desta quarta-feira (15). O projeto de Llei de autoria do vereado Elizeu Dionizio (SDD), foi vetado por “não se sustenta pelos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), não dá nenhuma trégua com o Legislativo e veta quatro projetos de lei de vereadores da oposição, conforme publicado no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), desta quarta-feira (15).
O projeto de Llei de autoria do vereado Elizeu Dionizio (SDD), foi vetado por “não se sustenta pelos crivos de viabilidade técnica”. Ainda segundo o veto, “nossa capital não é dividida em regiões administrativas denominadas subprefeituras, sendo essa estrutura político-administrativa desconhecida”.
O projeto determina que o “poder público, sem prejuízo das demais formas de publicidade levará ao conhecimento do munícipe, anualmente, os equipamentos e serviços públicos disponíveis no entorno de seu imóvel, através de anexo à notificação de lançamento ou isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU)”.
Outro projeto vetado, também de Elizeu com texto substitutivo do Carlão (PSB), autorizava o Executivo, mediante anistia, a regularização de edificações clandestinas ou irregulares, cuja execução esteja em desacordo com o Código de Obras.
Mas o prefeito justificou o vento alegando que “ao traçar atribuições a serem desenvolvidas por Secretaria da Administração, com interferência direta na estrutura, o projeto institui uma política governamental que só pode ser desencadeada, privativamente, pelo Chefe do Poder Executivo, sob pena de se ferir o princípio da independência entre os Poderes”.
O terceiro projeto vetado, dos vereadores Elizeu e Professora Rose (PSB), determinava a regulamentação do transporte escolar urbano e rural. Se aprovado, os prestadores de serviço deveriam pedir permissão e autorização de acordo com as exigências dos órgãos públicos municipais, além do cadastramento de prestadores, a emissão do alvará, e autorização de tráfego junto à Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).
No entanto, Bernal alega que o Município não pode usurpar a esfera de competência da União ao legislar sobre transporte escolar urbano e rural. “Tal matéria não pode ser classificada como assunto de competência municipal nos termos dos preceitos insculpidos na Constituição da República”, justifica
Por fim, um projeto de Ediola Albuquerque (PMDB) sobre o funcionamento das escolas municipais durante as férias escolares em janeiro e julho também foi barrado por Bernal. Para a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o período de férias escolares é fundamental, seja para estimular a convivência familiar da criança, seja para viabilizar a adequada organização pedagógica e curricular dos Centros de Educação Infantil (Ceinfs).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.