Vereadores retomam CPI da Homex e fazem primeira reunião

Na noite de ontem (17), ocorreu a primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara, que vai investigar a Homex, empresa mexicana que apresentou irregularidades na construção de empreendimentos residenciais em Campo Grande. Segundo a Câmara, a Comissão vai apurar indícios de quebra de contrato entre a Homex e os mutuários, prazos não […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na noite de ontem (17), ocorreu a primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara, que vai investigar a Homex, empresa mexicana que apresentou irregularidades na construção de empreendimentos residenciais em Campo Grande.

Segundo a Câmara, a Comissão vai apurar indícios de quebra de contrato entre a Homex e os mutuários, prazos não cumpridos, entrega de imóveis, pagamento de fornecedores, de funcionários, além de averiguar se a obra possui condições de continuidade.

“Também vamos fiscalizar a qualidade do material usado na construção, investigar outras empresas que tiveram contratos e descobrir porque as obras estão paradas”, explicou o presidente da CPI, vereador Alceu Bueno.

Para o vereador Carlão, relator da CPI, a paralisação das obras da Homex está entre um dos maiores calotes da história da cidade. “É inexplicável a situação que se encontra esse empreendimento. Foi um desserviço à população e os moradores ficaram com o prejuízo”, afirmou.

Na primeira reunião foram ouvidos o diretor regional da Caixa Econômica Federal, Ubiratan Rebouças Chaves, o presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, representantes de classe, além de mutuários.

“A Caixa simplesmente financia os moradores desse projeto. Se tem capacidade de assumir empréstimo, ela faz financiamento. Terminado financiamento, começa construir a obra, pois esses imóveis são vendidos na planta”, afirmou Ubiratan.

A Caixa ainda garantiu aos vereadores, que o banco está fechando a subcontratação de outra empresa para retomar as obras dos empreendimentos inacabados em no máximo 15 dias.

A Homex também foi acusada em mais de 100 ações judiciais por dar o calote em contratados diretos, segundo dados enviados pelo Sintracon (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e do Mobiliário de Campo Grande) aos parlamentares.

A empreiteira ainda é responsabilizada por obras mal feitas, que apresentam rachaduras, goteiras e outros problemas estruturais. A CPI da Homex é composta pelos vereadores Alceu Bueno (presidente), Carlão (relator), Vanderlei Cabeludo, Ayrton de Araújo do PT e Otávio Trad.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições