Prefeitos do interior mobilizam população para Caminhada pela Justiça
A Caminhada pela Justiça, que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) realiza na próxima quinta-feira, dia 25, está mobilizando a população no interior do Estado, principalmente nos municípios em que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS) decidiu fechar comarcas e naquelas em que a desativação […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Caminhada pela Justiça, que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) realiza na próxima quinta-feira, dia 25, está mobilizando a população no interior do Estado, principalmente nos municípios em que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS) decidiu fechar comarcas e naquelas em que a desativação já foi anunciada. Nas cidades de Angélica e Dois Irmãos do Buriti, o Fórum já está em fase de desativação e em outras cinco o fechamento já foi anunciado pelo Tribunal: Deodápolis, Anastácio, Batayporã, Rio Negro e Itaporã.
O presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomassul) e prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo, afirma que o assunto é de interesse de todo o Estado, pelo risco que representa para a população ter o atendimento da Justiça restringido. “É um problema que atinge a comarca local e as cidades vizinhas, que ficam com a estrutura da Justiça sobrecarregada”, diz. Figueiredo vai participar da caminhada na quinta-feira e diz que um grupo, que deve ocupar um ônibus, deve se deslocar para a Capital, em apoio à iniciativa da OAB/MS.
Em Dois Irmãos do Buriti, onde a desativação da comarca já começou, o prefeito Wlademir Volk informou que também participará e que a sociedade organizada está se mobilizando, de forma espontânea, para mostrar o descontentamento com a decisão do TJ/MS. Volk diz que na cidade, a notícia do fechamento da comarca gerou surpresa e não foi compreendida. “Recebemos um presídio de grande porte e, agora, ficamos sem a estrutura da Justiça, ou seja, vamos ficar com o ônus apenas, sem o bônus”.
O prefeito afirma que a ausência de um juiz, de um promotor e da estrutura do Judiciário provoca um sentimento de insegurança na cidade onde, segundo ele, houve crescimento da violência após a instalação do presídio estadual. Ele lembra que a comarca foi criada quando o município tinha cinco mil habitantes e agora, com 10 mil, vem a decisão de desativação.
Angélica é outro município onde o TJ/MS já começou a desativar a comarca. O prefeito Luiz Milhorança espera que o ato público sirva para sensibilizar o Tribunal e mostrar a preocupação com “os que mais precisam”. O município, afirma, tem uma usina com mais de dois mil trabalhadores e existem demandas constantes para a Justiça. O prefeito também relata que na cidade há cerca de mil terrenos sem titularidade, que por isso não podem ser ocupados. “Se com a Justiça aqui esse problema já dura anos, imagina sem”, pontua.
Para a prefeita de Deodápolis, Maria das Dores de Oliveira, a adesão à Caminhada tem como objetivo convencer os desembargadores a não aprovar o fechamento da comarca do município, que ainda não foi sacramentado. A estimativa da prefeitura é que cem pessoas venham para a manifestação de quinta. “O apoio dos prefeitos e da população destas cidades é uma prova de que a ‘Caminhada pela Justiça’ representa não apenas os anseios dos advogados, mas também o desejo da sociedade de uma Justiça que, de fato, seja para todos”, diz o presidente da OAB/MS, Júlio César Souza Rodrigues.
O fechamento das comarcas é um dos temas que deve ser levado às ruas pela mobilização, organizada para chamar atenção para os problemas da Justiça brasileira, entre eles a morosidade e as denúncias de corrupção. A concentração será em frente ao prédio da OAB/MS, na Avenida Mato Grosso, 4.700, na quinta-feira, a partir das 16h. De lá, a manifestação deve seguir até a frente do Tribunal de Justiça.
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Na véspera de Natal, mulher tem porco furtado de sua propriedade rural no interior de MS
O animal foi furtado na noite da última terça-feira (24)
VÍDEO: Papai e Mamãe Noel desfilam em trenó de triciclo pela Avenida Afonso Pena
Vídeo da cena inusitada circulou pelas redes sociais, nesta quinta-feira (26)
PRF inicia a Operação Ano Novo nesta sexta-feira nas rodovias federais de MS
O encerramento está previsto para a próxima quarta-feira
Trancista é acusada de aplicar golpe em clientes de Campo Grande: ‘marcamos horário e ela sumiu’
Clientes relatam ao Jornal Midiamax que trancista estaria pedindo pagamento antecipado, mas não cumprindo com os serviços contratados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.