O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) definiu a candidatura do partido para concorrer à eleição suplementar em Bandeirantes, a 78 km de Campo Grande. A sigla definiu chapa pura com Tatiane Miyasato como candidata à prefeita e Elaine Montagna como vice. O prazo para registro de candidatura termina nesta segunda-feira (9).
Na última semana, o presidente estadual do MDB, Waldemir Moka, já havia adiantado ao Midiamax que o diretório realizava pesquisa no município e deveria definir se a ex-vereadora seria então o nome para concorrer ao cargo.
Tatiane Maria foi eleita vereadora em Bandeirantes pelo MDB, eleita por QP em 2020. Na ocasião, ela recebeu a preferência de 250 votos, sendo a mais votada. Em 2024, ela concorreu como vice ao lado de Álvaro Urt (PSDB), que recebeu a maioria dos votos nas urnas, mas não pode assumir cargo por ser considerado inelegível pela Justiça Eleitoral.
Candidata a vice-prefeita na chapa de Tatiane, Elaine Montagna concorreu nas Eleições de 2024 para cadeira de vereadora na Câmara do Município, mas pelo PP (Progressistas). Ela ficou como suplente ao obter 71 votos.
Confira o calendário eleitoral de Bandeirantes:
- 31/5 a 6/6: convenções partidárias (total de 7 dias);
- 9/6: último dia para registro das candidaturas;
- 14/6 a 5/7: início e término da propaganda em geral, salvo rádio e TV (total 26 dias);
- 15/6 a 3/7: início e término da propaganda no rádio e na TV (total 20 dias);
- 6/7: dia da eleição;
- 11/7: último dia para entrega da prestação de contas;
- 26/7: último dia para o julgamento das contas;
- 29/7: último dia para a diplomação dos eleitos;
- 1º/8: último dia para a posse dos eleitos.
Das convenções até a eleição: 37 dias.
Das convenções até a diplomação: 60 dias.
TSE manteve inelegibilidade
Em 29 de maio, o Plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julgou o recurso do prefeito Álvaro Urt (PSDB), que tentava reverter sua inelegibilidade e assumir o mandato. Assim, Urt recebeu a maioria dos votos para assumir o Executivo nas eleições de 2024. Contudo, teve candidatura indeferida por inelegibilidade.
Por unanimidade, os ministros negaram provimento ao recurso e, agora, Bandeirantes deverá ter eleição suplementar, que será definida pelo TRE-MS.
O relator do recurso foi o ministro André Mendonça, e os demais ministros acompanharam e votaram contra o recurso. Esta foi a segunda vez que ele venceu uma eleição, mas não pôde tomar posse.
Então, decisão do TSE indeferiu a candidatura dele e barrou a terceira candidatura após eleição no município, a 74 quilômetros de Campo Grande. A decisão de 10 de outubro do TSE se baseia na cassação de Urt como prefeito do município, em decorrência de infrações político-administrativas entre 2016 e 2020.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***