Pular para o conteúdo
Transparência

Investigação apura ‘farra’ com eventos de inauguração em obras inacabadas

Promotoria confirmou uso de recursos públicos com infraestrutura para shows e alimentação, incluindo a doação de bovinos para churrascos, estrutura de som, tendas, banheiros químicos e atrações artísticas
Vinicios Araujo -
Prefeitura fez festa de inauguração mesmo sem a ponte estar equipada com itens de segurança (Foto: Arquivo/Prefeitura de Paranaíba)

A 2ª Promotoria de Justiça de prorrogou por mais um ano o nº 06.2024.00000195-6, que apura supostas irregularidades na aplicação de recursos públicos em eventos de de obras da atual gestão municipal, das quais ainda não estariam devidamente preparadas para uso público.

A investigação teve origem em 2023 por meio de denúncia do então vereador Robson Queiroz de Rezende, que apontou a realização de festas custeadas com verba pública, inauguração de obras inacabadas e indícios de promoção pessoal do Maycol Queiroz (PSDB).

Entre os casos investigados estão as inaugurações da Ponte dos Coqueiros, Arena Ronaldinho, Praça Santo Antônio, Ponte de Concreto Diogo Pinhé, Casa de Velório Municipal e Praça da Iacal.

O MPMS já confirmou que houve uso de recursos públicos com infraestrutura para shows e alimentação, incluindo a doação de bovinos para churrascos e estrutura de som, tendas e banheiros químicos, além de atrações musicais custeadas por diferentes fontes, como a Lei Rouanet e o Governo do Estado.

Segundo o inquérito, o relatório de vistoria da Promotoria de Paranaíba destacou que a “Arena Ronaldinho” não possuía à época sinais de utilização, “pois o gramado e a estrutura continuam intocáveis, sofrendo com a ação do tempo, conforme relato de moradores do local, havendo, inclusive, cadeado no portão”.

Quanto à Ponte dos Coqueiros, a promotoria confirmou que apesar de não ter qualquer meio de segurança (mureta ou guardrail), populares estariam fazendo a travessia mesmo em meio a riscos de acidente.

A denúncia apresentada pelo vereador demonstrava as irregularidades encontradas pela promotoria. No registro da Notícia de Fato que originou o inquérito, Robson relata que na Arena Ronaldinho a grama sintética estaria em péssimas condições e “os recursos públicos sendo jogados fora, [uma vez que] a população não consegue usufruir dos investimentos feitos no município”.

“A inauguração de obras incompletas ou inacabadas, é particularidade inerente a atual gestão, afinal, não é novidade a realização de eventos grandiosos de inauguração de obras que não estavam completas”, afirmou o parlamentar à promotoria.

Resposta insuficiente

Apesar das respostas enviadas pelo Executivo, a Promotoria apontou lacunas e ausência de comprovantes em diversos pontos, especialmente em relação aos gastos com estrutura e alimentação em inaugurações pontuais.

Por isso, o MP determinou novo ofício ao prefeito para esclarecer se também houve festas em quatro praças: Praça da Escola Gustavo, Praça do Pax Vida, Praça Vereador Professor Antônio Marcos e Praça do Késio, com obrigação de apresentar todas as notas fiscais, empenhos e comprovantes de pagamento, se houver.

O caso permanece em apuração e não há, até o momento, assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta.

Outro lado

A reportagem buscou o prefeito Maycol Queiroz (PSDB) para comentar o fato, mas até o fechamento da matéria não havia encaminhado o posicionamento solicitado. O espaço segue aberto para manifestação.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bia Haddad dá adeus ao WTA de Londres; dupla de Stefani vai às quartas

Febraban: 82% das transações bancárias no país são feitas digitalmente

Mulher é presa por ameaçar a própria filha e irmã com faca

MP do DF denuncia Bruno Henrique por suposta fraude em apostas

Notícias mais lidas agora

claudinho serra tornozeleira

Justiça nega HC e mantém Claudinho Serra preso por chefiar esquema de corrupção

cPI CONSÓRCIO EX-FUNCIONÁRIOS FROTA

Frota sucateada e condições de trabalho abusivas: ex-funcionários expõem Consórcio Guaicurus

Valores dobraram: Promotoria investiga contrato de Papy com escritório de advocacia

PF faz operação contra quadrilha que lesava clientes da Caixa

Últimas Notícias

Polícia

PRF e PM apreendem 2,2 toneladas de maconha em Bela Vista

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil

Brasil

Governo publica medidas para compensar alta do IOF

Medidas foram acertadas entre o ministro Fernando Haddad, e os presidentes da Câmara

Polícia

Jovem grávida é encontrada morta em casa no Vida Nova

O bebê que ela esperava também morreu

Trânsito

Colisão frontal deixa um preso às ferragens e mais dois feridos na BR-262

O acidente foi entre uma caminhonete S10 adaptada e um Toyota SW4