Nesta semana o governador (PMDB) participou de diversas entregas de geladeiras a pessoas de baixa renda em Campo Grande pelo programa Eficiência Energética. Mesmo acompanhado em quase todas as entregas pelo nome do PMDB ao Governo, o secretário Nelsinho Trad, o governador nega que esteja fazendo campanha apesar de sempre reforçar em suas falas o número 15 – usado pelo partido em eleições.

Nesta quinta-feira (31) ele contou que em uma das entregas questionou a uma moradora contemplada com o eletrodoméstico o que ela iria colocar dentro da geladeira. Ela respondeu 15 ovos, brincando com o número usado pelo governador.

“Aí tinha um pudim de cana (bêbado) que respondeu que iria colocar 15 cachaças. Então eu respondi: ‘pode colocar 15 ovos, 15 águas, 15 de tudo'”, reforçou André, mesmo negando em seguida que não está fazendo campanha.

Logo depois, o governador ressaltou que o vereador Chiquinho Telles (PSD), membro de sua base, brincou que aquele senhor “deveria colocar na geladeira 11 cachaças de pinga”, relacionando a bebida com o número 11, usado pelo prefeito Alcides Bernal (PP) durante as últimas eleições, que venceu o candidato Giroto, então PMDB com o número 15.

Ainda durante a entrega das geladeiras, o governador frisou que não se trata de campanha, por não estar em período eleitoral. Mas reforça aos participantes do que poderia ter investido o dinheiro em suas secretarias, mas preferiu “dar geladeira ao povo”.

O Programa Eficiência Energética, do Governo Federal, determinou depois do “apagão” no ano 2000, que 0,5% do lucro das concessionárias de Energia de cada Estado fosse destinado para a aplicação no programa.

Desde 2007 dados do Governo do Estado apontam que foram investidos R$ 66,6 milhões, atendendo 58 municípios entregando 14.789 novas geladeiras de baixo consumo, substituindo 170.254 lâmpadas para as de baixo consumo em 33.587 residências.