Bernal convoca Athayde para tentar convencer lideranças a continuar com ele

Depois de vários meses esquecido pelo prefeito Alcides Bernal (PP), o ex-vereador e presidente estadual do PPS, Athayde Nery (PPS), foi convocado para tentar evitar o fim da atual administração antes dos quatro anos de mandato. Athayde ficou fora do governo de Bernal depois das críticas feitas antes mesmo do prefeito assumir, mas foi chamado […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Depois de vários meses esquecido pelo prefeito Alcides Bernal (PP), o ex-vereador e presidente estadual do PPS, Athayde Nery (PPS), foi convocado para tentar evitar o fim da atual administração antes dos quatro anos de mandato. Athayde ficou fora do governo de Bernal depois das críticas feitas antes mesmo do prefeito assumir, mas foi chamado agora, atendendo pedido de petistas.

O ex-vereador explica que foi chamado pelo prefeito com a missão de tentar construir a ampliação da base de sustentação. Confiante, avalia que não é tarde e espera reverter o quadro desfavorável. “Tudo tem condição, se houver diálogo, discussão. Um dos marcos da democracia é dialogar. Acho que é isso que tem que ser feito agora. Recuperar diálogo com todas instituições, sociedade civil e partidos, de maneira consistente, para não ficar só apagando incêndio”, justificou.

Apesar de se mostrar disponível para ajuda, Athayde avalia que sozinho não conseguirá fazer nada. “Na política o tempo não para. É um processo. Agora, eu, sozinho, é impossível. Tem que vir o Reinaldo (deputado federal Reinaldo Azambuja-PSDB), Delcídio (senador Delcídio do Amaral-PT), o Partido dos trabalhadores. Mas, todo mundo dentro desta realidade de apoiar, e não de maneira superficial”, detalhou.

Embora reconheça a dificuldade, Athayde avalia como normal as crises na administração, já que são comuns dentro do processo democrático. “O grande lance da democracia é superar a crise. Superando uma, vem outra. Na ditadura é diferente: o cara manda matar e pronto. Já na democracia a gente tem que fazer as instituições republicanas funcionarem”, analisou.

Athayde nega que vá assumir a secretaria de Governo de Bernal, mas admite que no momento está colhendo informação, fazendo mapeamento e conversando com lideranças. “Tem que quebrar a resistência do Bernal e de outras partes. Se todos colocarem o espírito público como aspiração, vamos conseguir fazer dar certo. Tem que ter humildade, capacidade de diálogo e não ter medo de fazer mudanças”, concluiu.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições