Após reunião, oposição garante que tem votos suficientes para investigar Bernal

Se de um lado a base do prefeito fala em conquistar 15 votos, do outro a oposição garante que já tem os 20 suficientes para abrir a investigação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Se de um lado a base do prefeito fala em conquistar 15 votos, do outro a oposição garante que já tem os 20 suficientes para abrir a investigação

A briga por votos deve ser intensa na Câmara até a próxima terça-feira (15), quando deve ser votado o pedido de abertura de comissão processante para investigar o prefeito Alcides Bernal (PP). Se de um lado a base do prefeito fala em conquistar 15 votos, do outro a oposição garante que já tem os 20 suficientes para abrir a investigação.

O presidente da CPI do Calote, Paulo Siufi (PMDB), que apontou irregularidades na administração do prefeito, conta que a reunião na casa do vereador Vanderlei Cabeludo (PMDB) contou com vários vereadores aptos a votar e todos fizeram o compromisso de abrir investigação para acabar de vez com as dúvidas e clima de guerra na Câmara.

“A reunião foi muito boa. Eu senti que o pessoal tem um propósito. Não de perseguição, mas de apuração dos fatos, que será bom para todo mundo. É o único jeito de acabar com esta batalha que está prejudicando todo mundo”, analisou.

O vereador afirma que a comissão processante será fundamental para o prefeito se defender e acabar com a situação avaliada como lastimável. “Ninguém aguenta mais. Está lastimável, lamentável. Está todo mundo desanimado”, declarou.

Sem citar nomes, Siufi afirma que os vereadores garantiram voto favorável a comissão. “Tenho absoluta certeza. Se não abrir, estas pessoas que dizem ser transparentes estarão mostrando que não querem a veracidade dos fatos.

Avaliando os votos já declarados, Bernal tem nove parlamentares e precisa de apenas um para derrubar a investigação via Câmara: “Alex do PT, Zeca do PT, Ayrton do PT, Cazuza (PP), João Rocha (PSDB), Luiza Ribeiro (PPS), Gilmar da Cruz (PRB), Carlão (PSB) e Edson Shimabukuro (PTB).

A situação da oposição é mais difícil. Eles têm 16 vereadores e precisam convencer quatro indecisos (Chocolate, Rose Modesto, Dr. Jamal e Juliana Zorzo) para chegar aos 20 necessários. Já declararam voto favorável a abertura da investigação os vereadores: Paulo Siufi (PMDB), Mário César (PMDB), Carla Stephanini (PMDB), Vanderlei Cabeludo (PMDB), Edil Albuquerque (PMDB), Flávio César (PTdoB), Eduardo Romero (PTdoB), Otávio Trad (PTdoB), Chiquinho Telles (PSD), Coringa (PSD), Delei Pinheiro (PSD), Paulo Pedra (PDT), Alceu Bueno (PSL), Elizeu Dionizio (SDD), Grazielle Machado (PR) e Ayrton Saraiva (DEM).

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula