Aumento de vagas de vereadores causa polêmica em Coxim

Após aprovação da Câmara em aumentar mais quatro vagas para vereadores em Coxim nesta quarta-feira (06), o fato já virou polêmica. Nas mídias sociais coxinenses compartilharam uma foto que dizia “Estamos precisando de mais policiais, professores e médicos, e não de mais vereadores!” O Idest conversou com moradores do município no intuito de identificar opiniões […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Após aprovação da Câmara em aumentar mais quatro vagas para vereadores em Coxim nesta quarta-feira (06), o fato já virou polêmica.

Nas mídias sociais coxinenses compartilharam uma foto que dizia “Estamos precisando de mais policiais, professores e médicos, e não de mais vereadores!”

O Idest conversou com moradores do município no intuito de identificar opiniões distintas sobre o tema.

O cabelereiro José Cristo Correa dos Reis, de 44 anos, popular Sorriso, é contra o aumento de vagas para vereadores, “se eu tivesse oportunidade de votar, eu votaria contra, porque aumenta o gasto para o município”, conta ele.

“Aumentam as vagas, mas diminui o capital de giro do município, só vai trazer transtornos, são cabeças que vão dificultar mais ainda a aprovação de projetos”, diz Sorriso.

Sorriso disse que para quem tem interesse em disputar às eleições a decisão é benéfica, “como candidato seria uma oportunidade de entrar lá, mas com qual objetivo? De somar para o município ou pra minha pessoa?” questiona.

“Essa decisão trás mais benefícios próprios do que para o desenvolvimento do município”, concluiu Sorriso.

O advogado Marlon Miranda, de 25 anos, analisa os dois lados “vai ser ruim num ponto e bom no outro, pra população vai ser bom porque vai aumentar a representatividade de classes e segmentos, por outro lado vai onerar as contas da Câmara Municipal”, disse.

“Analisando os prós e contras, acredito que a população vai ser beneficiada com o aumento de vagas”, concluiu o advogado.

A aprovação

Em sessão extraordinária nessa quarta-feira (06), foi aprovado em segunda votação o aumento de nove para 13 vereadores em Coxim.

Por seis votos a um, ficou definido o número de vereadores para 2013. De acordo com a Constituição Federal o número de vereadores será proporcional à população do município, Coxim que possui mais de 30 mil e até 50 mil habitantes tem o direito de eleger até 13 vereadores.

 

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições