Apressada e fiel, base de Puccinelli tenta aprovar projeto sem consultar comissão
Sem o aval de todos os integrantes da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social, a base aliada ao governador André Puccinelli (PMDB) na Assembleia Legislativa tentou aprovar, nesta quinta-feira (14), projeto de lei 080/12, que define a idade limite para o ingresso na carreira militar. “Esse povo está muito folgado, querem votar o projeto […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Sem o aval de todos os integrantes da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social, a base aliada ao governador André Puccinelli (PMDB) na Assembleia Legislativa tentou aprovar, nesta quinta-feira (14), projeto de lei 080/12, que define a idade limite para o ingresso na carreira militar.
“Esse povo está muito folgado, querem votar o projeto sem antes ele passar por todas as comissões”, comentou o presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado estadual cabo Almi (PT). Para ele, o regimento interno precisa ser cumprido, justamente por garantir ampla discussão em torno de todas as matérias. “Não dá para votar projeto só na hora que o governo quer”, emendou.
Segundo o petista, o líder do governo na Assembleia, deputado estadual Júnior Mochi (PMDB), lhe cobrou o parecer em cima da hora no horário da sessão. “Fiz o parecer às pressas, mas falta a assinatura de dois dos cinco integrantes da comissão”, frisou. “Além disso, como representante da Polícia Militar na Casa, quero discutir o projeto com a categoria”, acrescentou.
Líder da bancada do PT, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) engrossou o discurso e negou acordo de líderes para apreciar a matéria em segunda votação. “Não é nada urgente, dá para apreciar com calma a proposta na próxima terça-feira (19)”, ponderou. Ele ainda comentou nem sequer ter o número sufientes de parlamentares em plenário para aprovar a proposta.
De acordo com o líder do governo, o projeto é simples e importante por acabar com impasse que, inclusive, gera briga judicial. “Para ingressar na carreira militar é necessária uma idade limite e a dúvida era se a idade fixada equivalia à data da inscrição do concurso ou da posse”, explicou. “Com esse projeto fica claro que a idade que vale é da inscrição do processo seletivo”, completou.
A pressa em aprovar a matéria, segundo Kemp, ocorre porque o governo quer convocar, antes das eleições, 57 novos profissionais.
Vacina contra HPV
Ainda nesta quinta-feira, a Assembleia aprovou, em segunda votação, o projeto de lei 002/12, do deputado Marquinhos Trad (PMDB), que dispõe sobre o oferecimento pelo Estado da vacina contra o HPV (sigla em inglês para vírus do papiloma humano) para a prevenção do câncer de colo de útero.
“Apresentei o projeto em razão do alto índice de incidência. Mato Grosso do Sul tem o segundo mais alto, perdendo apenas para o Amazonas. São cerca de 300 novos casos diagnosticados todos os anos e a metade destas mulheres morrem”, ressaltou Marquinhos. O segundo câncer mais comum entre as mulheres é o de colo de útero. A incidência estimada é de 18 por 100 mil mulheres, por ano.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Viajando pela América do Sul, os alemães Uwe e Kerstin curtem natureza de MS em motorhome
Casal viaja pelo Brasil e Bolívia na companhia de seus dois cachorros
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Homem é agredido com mata-leão após pedir para vizinhos abaixarem o som no São Conrado
Vizinhos relataram que a vítima teria partido para cima de um deles antes de ser agredido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.