Após derrota no STF, Puccinelli faz promoção na liberação do consignado
Na última terça-feira (04), o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, publicou a decisão com perda da causa para o Estado de Mato Grosso do Sul, que recorreu às últimas instâncias do poder judiciário para manter a exclusividade com o Banco do Brasil.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na última terça-feira (04), o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, publicou a decisão com perda da causa para o Estado de Mato Grosso do Sul, que recorreu às últimas instâncias do poder judiciário para manter a exclusividade com o Banco do Brasil.
O governador André Puccinelli gravou um vídeo, dois dias após perder a causa no STF (Supremo Tribunal Federal), anunciando que assinou um decreto para liberar o crédito consignado da exclusividade com o Banco do Brasil. A mensagem, que também registra felicitações de natal aos servidores, foi postada nesta quinta-feira (06) no Youtube.
Na última terça-feira (04), o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, publicou a decisão com perda da causa para o Estado de Mato Grosso do Sul, que recorreu às últimas instâncias do poder judiciário para manter a exclusividade com o Banco do Brasil.
O contrato firmado com o banco em 2008 teria prazo até 2014, com o custo de R$ 157 milhões para a instituição gerenciar a folha de pagamento, com direito a exclusividade nos lucrativos empréstimos consignados a servidores estaduais, que teriam pagamento descontado direto em folha.
Na decisão, o ministro Joaquim Barbosa citou o ministro Ayres Britto em relação à decisão que também derrubou o crédito consignado na Bahia. “Nada mais fez a decisão impugnada do que afastar, por afronta à Constituição Federal, a aplicação de artigos de Decreto que ‘concedem privilégios ao Banco do Brasil na contratação de empréstimos consignados com os servidores públicos estaduais´. A impugnação a essa inconstitucionalidade é de ser examinada no momento oportuno, por meio do já protocolizado recurso extraordinário”.
Mensagem do governador
A mensagem postada em uma conta com o nome do governador, anuncia que a decisão será publicada ainda no Diário Oficial do Estado. Confira a mensagem na íntegra e neste link:
“Aos servidores públicos do Estado de Mato Grosso do Sul e aos nossos amigos internautas: Assinei o decreto que estará publicado em Diário Oficial a liberação do consignado. E nós fizemos um adendo: fizemos também que haja a liberação através do cartão de crédito quando se destinar a autorização de adiantamento do salário sobre a forma do pagamento. Portanto as instituições financeiras e operadoras de cartões de crédito, neste último caso apenas mediante convênio, destinado autorizar adiantamento salarial na forma de compra. Sejam felizes tenham um bom natal e que 2013 seja melhor para todos nós, para suas famílias e para todos os sul-mato-grossenses”.
Exclusividade prejudicou a todos
O diretor da Associação de Correspondentes Bancários em Mato Grosso do Sul, Délcio Alves, comentou a mensagem do governador. “Era algo que ele já deveria ter feito há muito tempo, mas fez agora porque saiu a decisão e não tem mais para onde correr. A exclusividade prejudicou a todos os outros bancos e aos servidores”.
Ele explica que, se outros bancos tivessem a liberdade de ter convênios com o Governo do Estado, as taxas de juros praticadas em empréstimos com desconto em folha seria menor. A tendência, para ele, é de que isso aconteça agora com a liberação dos bancos para apresentar proposta de convênio.
“Quanto maior a quantidade de bancos, maior a competitividade e melhora para o servidor. Antes era assim e funcionava muito bem”.
O receio da categoria, porém, é de como serão feitos esses convênios. “O ideal seria que um modelo de convênio fosse discutido com todas as instituições. Mas não nos avisaram nada ainda. Vamos ver como é que vai ficar”.
Acompanhe o vídeo:
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.