Acesso prévio de Puccinelli a pesquisa compromete seriedade de instituto, avalia Athayde

O presidente regional do PPS, vereador Athayde Nery, pré-candidato a prefeito de Campo Grande, disse que o acesso do governador André Puccinelli (PMDB) à pesquisa encomendada por órgãos de comunicação, antes mesmo da divulgação do resultado, compromete a seriedade do Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul), responsável pelo levantamento. Na última sexta-feira (11), […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente regional do PPS, vereador Athayde Nery, pré-candidato a prefeito de Campo Grande, disse que o acesso do governador André Puccinelli (PMDB) à pesquisa encomendada por órgãos de comunicação, antes mesmo da divulgação do resultado, compromete a seriedade do Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul), responsável pelo levantamento.

Na última sexta-feira (11), Puccinelli confirmou que teve acesso à pesquisa e demonstrou ter conhecimento de detalhes do levantamento que trata da sucessão do prefeito Nelsinho Trad (PMDB). Ele chegou a citar números da amostragem que, segundo o governador, dão vantagem ao seu pré-candidato a prefeito, o deputado federal Edson Giroto (PMDB).

No levantamento, Athayde tem sua imagem associada ao seu partido, o PPS, enquanto outros pré-candidatos figuram com o apoio de até dois “padrinhos” políticos. Na visão de especialistas, esse tipo de conexão pode ameaçar o resultado da pesquisa, já que o método adotado estabelece parâmetros diferentes a cada pré-candidato.

Sobre o acesso de Puccinelli ao resultado, Athayde afirmou que a antecipação dos dados fragiliza a seriedade do instituto responsável pelo levantamento. “Não que esses números não possam ser verdadeiros, mas compromete sua seriedade”, ponderou o vereador. 

Referindo-se ao dia das eleições municipais, Athayde destacou que “7 de outubro é o dia da grande pesquisa”. “Acreditar no resto [das pesquisas] é igual acreditar em Saci, Papai Noel, está no mesmo patamar, é acreditar em ficção, em lenda”, ironizou o pré-candidato.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições