Puccinelli sofre de ‘incontinência verbal’, diz Paulo Duarte

O discurso do governador André Puccinelli, do PMDB, no seminário “Questões Fundiárias em Dourados”, evento realizado na quinta-feira, em Dourados, ainda tem provocado manifestações. Puccinelli disse que o governo dele faz mais pelo o índio do que a Funai, órgão que não teria serventia a nação indígena. O pronunciamento foi ouvido por índios, o presidente […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O discurso do governador André Puccinelli, do PMDB, no seminário “Questões Fundiárias em Dourados”, evento realizado na quinta-feira, em Dourados, ainda tem provocado manifestações. Puccinelli disse que o governo dele faz mais pelo o índio do que a Funai, órgão que não teria serventia a nação indígena. O pronunciamento foi ouvido por índios, o presidente da Funai e autoridades judiciais.

“Ele [André] sofre de incontinência verbal (no popular, quem fala mais do que deve)”, disse o deputado estadual Paulo Duarte, do PT. O deputado Pedro Kemp, também petista, partilha da mesma opinião do colega. Para ele, o discurso do governador foi “esdrúxulo”.

Puccinelli disse no evento que o índio que invade terra ou bloqueia estrada deve ser tratado como “bagunceiro”. Mais: que novas aldeias deviam ser criadas dentro de áreas confiscadas de traficantes. Para estudiosos na causa, o índio deve habitar regiões tidas como tradicionais territórios indígenas.

“Mentiroso” – gritou uma liderança indígena que participava do seminário em Dourados, ao ouvir o pronunciamento do governador. “Mentiroso é o senhor”, respondeu Puccinelli.

“Puccinelli estava em um evento com o objetivo de buscar solução e acabou gerando mais conflito, afirmou Duarte.

Durante o encontro que durou dois dias, as autoridades debateram maneiras de se evitar conflitos e alternativas para atender os interesses dos fazendeiros, sem transgredir os direitos dos índios na questão de distribuição de terra.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições