Na avaliação do deputado estadual, Paulo Duarte (PT), o senador Delcídio do Amaral (PT) “é o primeiro candidato ao Senado” do governador (PMDB). O segundo seria, conforme Duarte, o deputado federal Waldemir Moka (PMDB). “O apoio do governador a Delcídio e Moka é explícito. O primeiro voto é do Delcídio e o segundo do Moka”, diz o deputado que afirma ter vídeos gravados de reuniões nas quais o governador pediria votos para os dois.

Os rumores de que o governador estaria vestindo a camisa da dobradinha Moka-Delcídio abriu nova crise na candidatura do vice-governador Murilo Zauith (DEM) que concorre ao Senado na chapa de Puccinelli. Hoje, o vice-prefeito de Campo Grande , Edil Albuquerque (PMDB), que concorria a primeiro-suplente abandonou a candidatura de Murilo.

“Ele foi muito corajoso fazendo isso. Todo mundo tem medo desse governador. Ele põe o cara para ser candidato e depois faz de gato e sapato”, afirmou hoje na Assembleia. Edil já havia desistido em junho da suplência de Murilo , justamente por suspeitar que o vice-governador não teria apoio no PMDB, mas foi convencido pelo governador a continuar na primeira-suplência.